quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Número de bares e restaurantes cresce 11% no Ceará


De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará - Abrasel-CE, Ivan Assunção, os dados da pesquisa refletem bem o mercado local que, em sua avaliação, ainda possui muito espaço para crescimento e deve permanecer aquecido pelos próximos anos.

"Temos pesquisas que indicam que, atualmente, o brasileiro gasta, em média, 30% do seu orçamento com alimentação fora de casa, mas, nos Estados Unidos e em países da Europa, esse índice chega a 40%. Assim, temos espaço para crescer mais, pois existe no Brasil uma demanda cada vez maior pela alimentação fora de casa. Sabemos que o consumo de alimentos fora do lar é maior na classe A, mas ele vem crescendo em todas as classes socioeconômicas", afirma.

Além da maior demanda pela alimentação fora de casa, fruto de fatores como a melhoria da renda da população local e a correria da vida moderna, o presidente da Abrasel-CE destaca que outra importante contribuição para o crescimento do setor de alimentação é o fortalecimento do turismo no Ceará, que, a cada ano, traz um número maior de pessoas ao Estado.

Expansão para o sul

Segundo Ivan Assunção, todos os chamados polos gastronômicos de Fortaleza estão crescendo, mas a expansão em bairros com Água Fria e Cidade dos Funcionários tem sido maior.

"Fizemos um mapeamentos e contabilizamos cerca de 80 estabelecimentos nesta região da cidade, número que, há cerca de um ou dois anos, não chegava à metade", ressalta, acrescentando que este resultado deve-se ao fato de a Capital estar crescendo para esta área.

Mão de obra
Segundo a pesquisa da Central Mailing List, o Ceará encerrou o ano de 2011 com 6.892 bares e restaurantes, que empregam 22.417 pessoas. Apesar de ser um setor que gera muitos empregos, a contratação de pessoas tem sido um desafio, uma vez que falta mão de obra qualificada no Estado.

"A falta de profissionais qualificados barra um pouco o crescimento do setor, mas isso não tem sido empecilho para que as pessoas realizem investimentos na área de alimentação", destaca Ivan Assunção.

Segundo conta o presidente, a Abrasel-CE, o Sebrae e o Senac estão elaborando um projeto para capacitar trabalhadores para o setor, que também deve aderir a iniciativas como o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, do governo federal.

Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário