quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sugestões para quem pretende empreender no setor de alimentação



Pode parecer fácil abrir um restaurante, cada vez mais pessoas comem fora, o brasileiro está com um poder aquisitivo maior e a economia do país está boa, mas a realidade requer muito planejamento. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, de 100 restaurantes abertos em São Paulo, 35 fecham as portas em um ano e apenas três sobrevivem mais de 10 anos.

Um restaurante pode lhe dá muito lucro sim, mas para isso você deve se proteger para evitar possíveis dores de cabeça. O primeiro passo para se obter sucesso é decidir qual a especialidade do seu estabelecimento (churrascaria, sushi, massas).

Segundo o presidente da Abrasel-SP, Joaquim Saraiva, a próxima providência é escolher a região onde será inaugurado o estabelecimento e adquirir o alvará de funcionamento. "Normalmente, o erro é gostar do local e não verificar na Prefeitura se lá é permitido abrir um restaurante", diz. 

Outro problema é começar um restaurante sem conhecer o ramo. Para os inexperientes, o ideal é ter um sócio com experiência neste tipo de negócio ou então contratar um bom gerente para desenvolver o projeto. Abrir uma franquia também é recomendado nesse caso, já que o franqueado normalmente recebe todo o suporte necessário.

Dicas:
Você deve estudar o setor, a legislação e o histórico. Selecionar e contratar funcionários com eficiência, definindo cargos como administração geral, chefia ou coordenação da cozinha e responsável técnico pelo estabelecimento. O empresário também deve cumprir as leis de inclusão em vigência e programar intenso treinamento dos funcionários.

O cardápio deve ser elaborado de acordo com o conceito definido no plano de negócios, e lembre-se que o cardápio é muito importante para a impressão que o cliente terá de seu restaurante. Escolher fornecedores, levando em consideração qualidade de seus produtos e serviços, pontualidade na entrega, preços, localização e formalidade.

Checar se toda a documentação, verificar se os registros em órgãos oficiais estão feitos, tais como CNPJ, certificado municipal de vigilância sanitária e também se todas as exigências formais estão atendidas e, se não estão, resolvê-las com urgência. Ter um capital de giro que sustente durante três meses o negócio até que se possa fazer caixa próprio.

Com informações do site Gestão de Restaurantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário