segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Conheça 4 dicas que ajudam você e sua equipe a serem mais produtivos



Não importa o ramo em que uma empresa atua, ela quer produtividade, e ela acontece em três esferas. A primeira é a pessoal, o indivíduo aprendendo a melhorar o uso do seu tempo com técnicas de planejamento, organização etc. A segunda é a equipe, ou seja, cada um contribui com suas qualidades a fim de obter resultado. A terceira esfera é a organização ou unidade de negócio, formada pelo conjunto de equipes que seguem estratégias de produtividade para atender os anseios da empresa.
O papel do líder é essencial na segunda esfera (equipe), pois ele pode influenciar diretamente na produtividade da mesma. Por isso o site Administradores.com listou algumas dicas que são vitais para que o líder ajude a equipe a produzir mais e melhor.

1. Estabelecer um propósito comum
As pessoas vivem por aspirações, sonhos, objetivos, coisas que que vão além do salário e metas. Isso vale muito para a geração Y, pois não basta dizer o que os Ys devem fazer, devemos inspirá-los a fazer por si próprios. Estabelecer um propósito comum é uma discussão que precisa ser incentivada pelo líder na equipe.

2. Saber o que deve ser feito
Pode parecer estranho, mas muitos líderes não sabem muito bem o que deve ser feito para executar um projeto, atingir os números da meta, melhorar a qualidade do atendimento, etc. Em alguns casos ele não precisa realmente saber, mas deve ajudar a equipe a conseguir. Os objetivos devem ser claros e bem descritos para a equipe, por que senão as pessoas enrolam, adiam, executam errado e o que é de fato importante é posto de lado. Parar e discutir os próximos passos, determinando tarefas com clareza e tempo de duração, é essencial para uma execução aprumada.

3. Não gastar tempo com coisas que não melhoram
O bom líder deve ajudar sua equipe a melhorar seu trabalho. Errou uma vez, treine novamente. Errou a segunda na mesma coisa, construa o feedback e ajude-o a melhorar. S ele errar a terceira, já pode ser o sinal da falta de perfil para estar naquela equipe. Se houver um quarto erro é perda de tempo. Uma pessoa improdutiva na equipe contamina os outros funcionários e tira o resultado coletivo. É comum que uma pessoa competente não consiga performar se estiver no lugar errado, com as pessoas erradas ou com a função errada. Cortá-la é um ato que será benéfico em médio prazo para ambos os lados, por mais que no início possa parecer o contrário.

4. Intolerância a improdutividade
Se um problema estiver sendo constante, é papel do líder tomar uma atitude para resolvê-lo. Ele jamais deve achar normal um erro que se repete várias vezes, pois a tolerância ao erro cria um ambiente no qual o urgente passa a ser normal e isso não será tratado pelas pessoas com a devida importância.

Com informações do site Administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário