sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Conheça os 10 principais passos para quem quer abrir seu próprio negócio




Tornar-se empreendedor hoje no Brasil é moda, mas quem quer se aventurar neste mar de incertezas deve ter em mente que é preciso muito planejamento e paciência para fazer seu negócio dar certo. Pensando nisso, Jeff Haden da revista Inc baseou-se no livro One Simple Idea for Startups and Entrepreneurs, de Stephen Key e listou algumas dicas que você pode, e deve. utilizar na hora de abrir sua empresa.

1. Teste rápido e com frequência
Você precisa saber se sua ideias é boa o bastante é preciso testá-la. Mas não faça isso com seus amigos. É preciso encontrar quem esteja disposto a investir recursos em seu projeto. Caso contrário, passe para outra ideia.

2. Entenda o mercado
Estude o mercado em que você quer atuar, estude-o, analise-o. Onde seu produto se encaixa? Em que ele é diferente dos concorrentes? Que preço você poderá cobrar por ele? O cenário ideal é encontrar um diferencial que vai lhe ajudar a ter sucesso diante dos concorrentes.

3. Determine seu custo de produção
É preciso saber se você conseguirá produzir seu produto e vendê-lo a um preço que vale a pena. Para isso, faça um projeto e envie a empresas que podem produzi-lo, caso você mesmo não vá fazer isso. Não se esqueça de fazer um termo de confidencialidade ou de registrar a patente, se for o caso. Os dois processos resguardam sua ideia.

4. Estabeleça sua margem de lucro
Você não irá conseguir vender se o seu preço for exorbitante, mas calma, você jamais deve competir apenas pelo preço, pois esta é uma batalha que você poderá perder logo de cara. Crie uma margem de lucro, dessa forma, você torna-se competitivo. Se não for, mude para outra ideia.

5. Obtenha feedbacks de verdade
Converse com outros empresários, mostre seu produto a eles e veja como reagem. Isso pode ajudar a alavancar sua ideia, ou a derrubá-la de vez. As pessoas mais experientes na área de negócios poderão confirmar se sua ideia é boa ou não.

6. Teste antes de entrar em produção total
Uma maneira de levar sua ideia adiante é criar um site sobre sua empresa, mostrando tudo aquilo que você comercializa, compartilhe essas informações nas mídias sociais. Caso seja possível, faça um vídeo sobre seu produto e no que ele se diferencia dos demais. E aguarde a reação do público. Se houver mais comentários favoráveis que críticas, você estará no caminho certo.

7. Refaça as contas
Enquanto um projeto está no plano das ideias, tudo é lindo. Quando você precisa traduzir tudo em números, ele pode ficar mais complicado. Assim que você entender exatamente quais são seus custos de produção, refaça todas as contas e certifique-se de que realmente vale investir na ideia.

8. Comece pequeno
Todo bom empreendedor sabe, ninguém começa grande, você deve ter humildade e começar sempre de baixo, não adianta dar um passo maior que as pernas. Venda um pouco, depois aumente gradativamente. Assim você perceberá quais são as mudanças necessárias a fazer no produto, no estabelecimento e até no marketing. É muito mais fácil saber a opinião do cliente se você começar pequeno, próximo a ele. Ninguém aqui está dizendo que é fácil tirar uma ideia do papel e torná-la viável, mas ao dar os primeiros passos de forma mais comedida, você não terá sua casa cheia de produtos sem conseguir mercado para vendê-los.

9.  Continue tentando
Para começar, não queira reinventar a roda. Comece simples, aos poucos, com variações de algo que já exista. Isso vai lhe dar confiança.

10. Lembre-se de que nada é para sempre
Inove sempre, novo design de produtos, expandir uma linha, pratos novos, novos serviços, procure se atualizar constantemente. Tudo faz parte de um ciclo. O segredo é não tratar um produto como um negócio completo. Ele é apenas o começo.

Com informações do site  Papo de empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário