sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Conheça as oito principais características de um bom empreendedor



Cada vez mais nascem novos empreendedores no país, e esta atividade nunca esteve tão fácil de praticar devido às facilidades atuais de crédito. Segundo o diretor-executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo M. Barbosa, essa nova fase do empreendedorismo brasileiro se deve as perspectivas de grande impulso econômico no país na comparação com os outros lugares do mundo.

Além disso, o governo oferece diversas facilidades para que o microempresário possa crescer, como a formalização por meio do micro empreendedor individual e a recente aprovação da empresa individual de responsabilidade limitada, que permite que uma pessoa física seja titular de todo o capital de uma empresa, devidamente integralizado.

"Se por um lado o empreendedorismos está em alta, também há o problema do fechamento rápido das empresas, já que as pessoas não possuem todas as características empreendedoras, apenas conhecem o produto ou serviço que querem ofertar, porém, mesmo nestes casos, é possível se aperfeiçoar e ter uma empresa de sucesso", acrescenta.

Com a ajuda de Ricardo M. Barbosa o site Infomoney listou oito características que todo empreendedor que deseja ter sucesso deve possuir. Confira:

Iniciativa e proatividade: Em qualquer empresa, e em qualquer função, ter proatividade destacará você dos demais, já que mostra uma vontade do empregado de crescer junto com a empresa. O empreendedor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação, portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem;

Autoconfiança: O profissional que quer ter seu empreendimento precisa ter plena convicção daquilo que quer e confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar soluções parra problemas que envolvem vários setores.

Análise e Planejamento: Sempre é importante saber tudo os seus concorrentes, a economia, os setores externos e o que existe de semelhanças com a sua empresa, para saber os riscos e as estratégias mais eficazes. Dessa forma é possível antecipar ações e não apenas apagar incêndios.

Conexões e Criatividade: O bom empresário deve estar sempre atento às inovações e novas tecnologias no mundo, e saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação podem levar a um retorno imediato.

Controle: O empreendedor jamais deve esquecer que ele é que manda, e que é possível e necessário delegar as funções, mas não é aconselhável entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto esteja na frente, crie métodos que possibilite a visibilidade de todos os projetos em andamento, com o bom e velho relatório.

Liderança: Nem todos nascem para serem líderes, essa não é uma tarefa fácil, mas é importante que o empreendedor saiba liderar com eficácia, planejar, dividir as funções, reunir e organizar as ações. Essas são funções que o líder precisa ter para que a equipe esteja, sobretudo, motivada e segura por trabalhar com você.

Persistência e Otimismo: É fato, toda empresa em algum momento passa por uma crise ou dificuldade, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que fará com que você superem este problema é o otimismo e a persistência atrelada com o jogo de cintura para driblar as dificuldades. Nesta hora é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades e a partir daí iniciar o plano de ação e conquistar seus objetivos.

Aprendizagem contínua: O bom profissional, sendo ele empreendedor ou não, sabe, ninguém nunca sabe de tudo. Ele precisa sempre se capacitar, e crescer na sua área, portanto se não possuir algumas das características citadas, aprenda e se especialize para então desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido.

Com informações do site Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário