sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Aprenda como planejar sua aposentadoria



Um bom empreendedor deve saber a hora de se aposentar, afinal nem todos querem trabalhar pelo resto da vida. O professor e coordenador do curso de ciências contábeis da Faculdade Santa Marcelina conta que essa  aposentadoria deve ser planejada desde a abertura da empresa.

"O plano de aposentadoria tem que ser pensado desde o início da empresa. É um assunto que obrigatoriamente tem que estar na pauta do empreendedor. No entanto, ele só vai conseguir colocá-lo em prática após meados do segundo ano de negócio, que é quando ele, possivelmente, terá o retorno do investimento inicial", explica Reginaldo. "Além disso, os primeiros anos são cruciais para a estabilização da empresa. Por isso, o foco é fazer o negócio dar certo."

Investimentos
É aconselhável que o empreendedor tenha uma reserva de dinheiro que seja suficiente para abrir uma carteira de investimentos. Dessa forma ele consegue investir em fundos diferentes: uma parte em títulos de longo prazo, como ações, que são um perfil de investimento mais arriscado, e outra em títulos mais conservadores, como poupança e Tesouro Direto. A previdência privada também é uma boa forma de poupar para o futuro.

Às vezes não é possível fazer isso, com custos altos e pouco lucro fica difícil guardar alguma coisa, mas o empresário pode optar por investimentos mais conservadores, como a poupança que é livre de riscos, e o empreendedor pode sacar o dinheiro a qualquer hora através do cartão.

Poupar ou salvar o negócio
A crise é inevitável em qualquer empresa, e o empreendedor pode precisar do dinheiro investido antes de se aposentar, caso isso aconteça Reginaldo afirma que o empresário deve utilizar todos os recursos que possui para salvar a sua empresa, mesmo que tenha que usar o investimento da aposentadoria.

"Não adianta ele ter o dinheiro do futuro bem guardado e não conseguir sobreviver no presente. Se for necessário, ele pode e deve reaver investimentos que possam salvar a empresa de um período de crise", completa.

Com informações do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário