quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Conheça algumas dicas para melhorar o atendimento em seu restaurante

Confira algumas dicas que seu garçom pode seguir e que vão tornar seu atendimento muito melhor, e trará maiores lucros a seu restaurante. São pequenos detalhes, fáceis de gerenciar.

1 – Pontualidade

Todos os restaurantes devem sempre respeitar os horários de funcionamento, é muito comum restaurantes abrirem as portas sem estarem devidamente preparados. O cliente entra e encontra garçons sem uniforme, pessoas arrumando mesas e varrendo o salão. Do mesmo modo existem os estabelecimentos que fecham antes da hora exposta porque o local está vazio, deixando o cliente de última hora, que é tão importante quanto qualquer outro, no lado de fora.

2 – Limpeza

Um garçom perspicaz não é apenas aquele que atende rapidamente os clientes, mas também é aquele que não deixa sujeira na mesa, líquido no chão, cadeiras desarrumadas, etc. Também é importante que ele não atrapalhe o cliente que está atendendo, muito menos as mesas ao lado. Spray não funciona, de preferência, deve-se colocar o líquido num pano limpo e depois passar sobre a mesa. Outro fator que deve ser considerado é o perfume, existem garçons que abusam do perfume e acabam incomodando o cliente e o cheiro também pode se misturar a refeição o que pode ser desconfortável, lembre-se, o garçom deve ser sempre discreto.

3 – Mesas e cadeiras

É muito importante que as mesas estejam em boas condições, pois o cliente não está disposto a equilibrar um copo de bebida ou fazer malabarismo para cortar uma carne enquanto a mesa balança. Todo gerente ou algum garçom deve sentar em cada cadeira e avaliar todas as mesas para ver se as mesmas estão em boas condições.

4 – O garçom é um vendedor

Saiba que o garçom é um vendedor, pois é ele que vende os pratos, quando o cliente pergunta sobre um prato é importante que seu garçom esteja a par de todas as opções de seu cardápio. A frase “Vou perguntar ao Chef” é lamentável. Do mesmo modo quando os clientes perguntam: “O que é melhor?” e o garçom responde: “tudo é bom”, significa que ele não come no restaurante. Então, por que o cliente deveria fazê-lo?

5 – Equipe

Muitos restaurantes trabalham com “praças”, onde cada garçom é responsável por um determinado número de mesas. Isto é uma maneira prática de coordenar o atendimento, mas não quer dizer que se o cliente de uma praça chamar o garçom de outra praça ele não deve atendê-lo. Isto é mais comum do que se pensa – garçons que não se preocupam com o atendimento do restaurante ficam presos às suas seis mesas. E o cliente não tem nada a ver com isso!

6 – Reposição

Quando o cliente está em uma churrascaria ele não quer ficar levantando a mão pedindo carne. A reposição deve ser automática, mas também não devem ser rápidas demais, como se quisesse apressar o freguês. Quando o restaurante oferece a possibilidade de repor o produto, deve-se estar certo de que esta reposição chegará até a mesa continuamente. É chato ter que solicitar reposição toda hora.

7 – Telefone

O cliente jamais deve ficar esperando no telefone por informações básicas. Quando ele telefona independente de quem atenda essa pessoa deve conhecer todas as informações, pois a espera aborrece o cliente. Não oferecer as informações básicas sobre sua casa é mandar o freguês para o concorrente.

8 – Conta

A cômoda é espetacular, o atendimento é excelente, mas na hora da conta a demora é enorme. É lógico que não se deve apressar os clientes, mas, ao mesmo tempo, o serviço não está completo até o momento em que o cliente deixa o restaurante. Muitas casas parecem imaginar que, uma vez servido o prato principal, sua obrigação acabou. Nada pode estar mais longe da realidade do que isto.

As dicas são de Rafael Mantesso, do site Marketing na Cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário