segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Confira 6 dicas para melhorar a contabilidade de sua empresa



Um empresário que deseja crescer no mercado deve saber sobre a situação econômico - financeira do negócio. Por isso que a contabilidade é um recurso poderoso na gestão de seu negócio. A boa análise contábil traz várias vantagens, entre elas estão melhor compreensão dos custos e das despesas da empresa, além da rentabilidade do capital investido, além de redução na carga tributária.

Através da orientação de um bom contador o gestor pode escolher o regime de tributação mais adequado para sua empresa em um determinado momento. Algumas indicações que também podem auxiliar o empresário são quanto ao nível de endividamento, se está adequado, e se o negócio está realmente dando lucro.

A seguir, você acompanha 6 dicas que vão lhe ajudar a melhorar a contabilidade de sua empresa:

Como escolher um escritório de contabilidade?
A internet sempre será aliada nesse campo, porém fique atento a localização, o escritório deve ser localizado na mesma cidade que a empresa. Valdir Pietrobon, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) diz que a legislação contábil e as obrigações tributárias variam bastante de acordo com o local. Pesquise também por locais com boas referências, se informa sobre a opinião de outros empreendedores que estejam satisfeitos com o trabalho de sua contabilidade.

Encontrei um escritório. Como proceder?
Segundo Valdir é importante que seja realizado uma consulta no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) do estado e avaliar e ver se o escritório é filiado. Uma consulta no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) também é uma boa ideia para verificar se tanto a empresa como seus responsáveis estão devidamente inscritos e regulares no exercício das suas funções.

Quanto devo pagar de honorários?
A Fenacon sugere fazer um levantamento e orçar cada um deles considerando o custo-benefício, pois os valores podem variar muito. “O conceito de serviço é abstrato”, diz Pietrobon. “Existem alguns que fazem o básico e outros que vão além. O pagamento tem de ser proporcional ao serviço prestado.”

Como deve ser o acompanhamento?
O empresário deve ter um conhecimento sobre o assunto, conhecer os tributos e os encargos que incidem na atividade da empresa e acompanhar o recolhimento dos valores. A empresa contábil deve disponibilizar periodicamente ao empreendedor a certidão negativa dos principais órgãos (Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura Municipal). Isso prova que a empresa não possui pendências. Também é importante pedir o balancete com frequência.
O empresário também deve realizar reuniões frequentes com o seu corpo contábil. De acordo com Pietrobon, o acompanhamento ideal seria diário. Mas, como isso não é sempre possível, ele indica ao menos um encontro por mês. “Essa reunião é importante, nem que seja para tomar um café e ter um panorama geral de como andam as finanças. Isso agrega valor ao trabalho de ambos os lados”, afirma.

Com quem fica os documentos?
A documentação deve ser sempre guardada pela empresa,
A documentação que deve ser guardada pela empresa:
Documentos da constituição da empresa, como o registro de firma individual e/ou contrato social e os registros em todas as repartições fiscais, como o CNPJ e o alvará de funcionamento.
Também devem ser mantidos, depois de efetuados os devidos lançamentos fisco-contábeis, todos os documentos referentes à atividade. Eles devem retornar à empresa logo após sua utilização pela contabilidade:
• Notas fiscais de compras
• Despesas gerais (água, luz, telefone)
• Talonários de vendas
• Guias de recolhimento de todos os tributos
• Extratos bancários
• Livro ou ficha de registro dos empregados
• Registros de ponto dos funcionários, para averiguação do Ministério do Trabalho
A documentação que deve ser guardada pelo escritório de contabilidade:
• Contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa
• Livros fiscais e contábeis
• Cópia dos documentos de constituição da empresa
• Cópia do livro ou ficha de registro dos funcionários

Quem deve pagar os impostos?
Contas jamais devem ser pagas pelo serviço contábil, essa função é da assessoria responsável pelos vencimentos da empresa, mas o empreendedor é que precisa cuidar disso. Se o empresário notar irregularidades no serviço de contabilidade, ele pode denunciar o escritório ao Conselho Regional de Contabilidade - CRC, fazer a rescisão do contrato e procurar outro profissional.
Com informações da Revista PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário