quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pesquisa demostra que o mercado de restaurantes e lanchonetes é o segmento que mais emprega no Brasil



O tradicional arroz e feijão está sendo trocado por pratos sofisticados, ou até mesmo pelo fast food, e quem ganha com isso é o setor gastronômico. Uma pesquisa realizada recentemente pela Central Mailing List, empresa especialista em banco de dados, revela que o Brasil possui 222.358 empresas no ramo alimentício.

A pesquisa da revelou que em 2011 foram abertos 18.399 restaurantes no país. O Amapá foi o estado que mais inaugurou empresas, foram 130, ao todo. Já os paulistas são os que mais possuem opções gastronômicas, foram registrando 55.459 estabelecimentos.

As regiões Norte e Nordeste são as que mais crescem no segmento, se comparadas ao ano de 2011. O estado do Amapá foi o campeão, lá o crescimento foi de 21,35%. Em seguida, vem Pará (17,40%), Piauí (16,55%), Acre (16,19%), Paraíba (15,29%) e Roraima (15,22%). São Paulo está abaixo dos 10% na taxa de crescimento, ficando no 24º lugar (7,68%).

A baixa na pesquisa é referente à grande quantidade de restaurantes e lanchonetes que São Paulo possui, e por este motivo, fica cada vez mais difícil encontrar um ponto disponível, segundo dados da pesquisa.

O segmento de alimentação é um dos que mais emprega no Brasil, independente da ocupação, a pesquisa também mostrou que, em média, 876.346 brasileiros trabalham no ramo da alimentação com registro em carteira. Só no estado de São Paulo, a taxa correspondente é de 27,63% funcionários atuando neste segmento. Rio de Janeiro e Minas Gerais também estão no ranking das contratações.

"Sair para comer fora não é mais um programa para o fim de semana, ou para comemorar datas especiais. A grande mudança no dia a dia da população contribui significativamente para esta mudança na rotina de cada brasileiro", revela Marcos Rodrigues, diretor da Central Mailing List.

Com informações do site Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário