segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Conheça 3 dicas para cortar custos na sua empresa


Alguns empreendedores em tempos de crise procuram cortar os gatos de suas empresas, mas em determinados casos, eles fazem isso nos setores errados. Para cortar custos de forma eficiente, e sem comprometer a empresa, o empresário deve sempre se cercar de dados confiáveis sobre as atividades do seu negócio. Veja abaixo três aspectos que devem ser avaliados:

1 – Alugue, não compre 

Se a empresas puder terceirizar serviços que não são essenciais para a empresa, faça isso. Isso deixa você livre para concentrar-se em outras pendências que irão gerar retorno para seu negócio. Se a empresa precisa de veículos para transporte, ela deve alugá-los, já que a compra de automóveis significa manutenção e uso de tempo para gerir algo que não envolve a atividade-fim da empresa. Essa regra vale, de maneira geral, para todas as atividades que não geram receita diretamente para o negócio.

2 - Tenha o foco no Ativo Econômico

O empresário deve focar nas atividades nas quais a empresa é especialista e deve investir no Ativo Econômico, limitando os gastos em atividades que não são a finalidade do negócio.

O Ativo Econômico representa os investimentos em ativos imobilizados ou intangíveis (como patentes, marca etc), que geram fluxo de caixa para a empresa. Assim, a organização deve concentrar seus investimentos em novas tecnologias, máquinas, produtos, pesquisa e ações que efetivamente tragam resultados para o negócio.

3 – Mantenha os dados da sua empresa atualizados

Alguns empresários fazem cortes ineficientes, e sempre acaba sobrando para os funcionários, mas se for mal planejada o empresário pode perder muito, pois pode fazer com que os melhores funcionários deixem a empresa ou criar um ambiente no qual os colaboradores não se sintam valorizados. Mantenha a empresa sempre atualizada, e utilize esses dados para determinar aqueles custos que não estão trazendo retorno para o caixa. Esses custos podem ser gastos com escritório, despesas de comunicação ou custos logísticos. A única forma de identificar os custos a serem cortados é levantar o peso de cada um nas contas da empresa e, para isso, os dados devem ser levados em consideração.

Com informações da Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário