sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Conheça as 10 expressões que jamais devem ser usadas por bons empreendedores


Existem empreendedores que estão familiarizados com alguns termos, e que costumam utilizá-los no dia a dia, mas existem dez expressões que um bom empreendedor jamais deve usar segundo especialistas, seja em um almoço, em uma negociação ou mesmo em uma simples conversa. Elas podem passar uma má impressão do empresário e da empresa. Se você é dono de uma pequena empresa ou de uma startup, confira abaixo 10 frases que devem ser evitadas.

1 – “Meu produto é tão inovador que não tem concorrentes”

Durante uma apresentação sobre a startup, o mais importante é captar a atenção do interlocutor. Cassio Spina, investidor-anjo e fundador da Anjos do Brasil, explica que quando um empreendedor utiliza essa expressão, a ideia que passa é de que ele não estudou o suficiente do mercado.

2 – “Você está dizendo uma bobagem”

Um bom empreendedor deve saber receber criticas e sugestões de cabeça aberta, mesmo que ele tenha a razão no final, você pode defender seu ponto de vista, mas sem ser arrogante e respeitando a opinião dos outros.

3 – “Nossa solução é excelente”

Quando estiver falando sobre seu negócio, procure apresentar o problema antes da solução e depois mostre como sua solução resolveu essa crise. Não adianta ficar “endeusando” sua solução sem mostrar a eficácia dela.

4 – “Somos lideres de mercado”

Expressões como essa podem afastar os clientes. Usar essa afirmação somente para chamar a atenção - ainda mais se não for verdade - pode fazer a empresa perder a credibilidade com os consumidores.

5 - “Não quero problemas. Quero soluções"

Como  chefe, o empreendedor deve  fazer acontecer por meio das pessoas e ajudá-las a se desenvolver. Ao lidar com a sua equipe e repetir essa expressão com frequência, em vez de estimular a inovação, o empreendedor acaba desmotivando seus funcionários.

6 – “Você não fez nada mais do que a sua obrigação”

Lembre-se, o funcionário precisa de estimulo. Frases como essa só servem para deixar o colaborador sem motivação dentro da empresa, e você pode correr o risco de perdê-lo para o concorrente, além de contribuir para que o ambiente de trabalho fique todo tenso.

7 – “Depois eu acerto as finanças

Se o lado financeiro da empresa não vai bem, a empresa não vai bem. Para evitar sustos, o empresário deve focar em organizar os gastos fixos e variáveis de seu negócio. Especialistas dizem que o planejamento financeiro ao longo do ano é de vital importância.

8 - "Dinheiro da empresa é dinheiro do dono"

É essencial que as finanças pessoais do empresário estejam separadas da empresa. O caixa do negócio nunca deve ser utilizado para pagar contas particulares, pois dessa maneira fica difícil avaliar o quanto o negócio está lucrando ou não.

9 – “Essa ideia custará caro”

A inovação sempre é um dos motores que rege a empresa, se a empresa traz algo novo, suas chances de sucesso são grandes. Se os seus funcionários sugerem ideias para melhorar a performance da sua empresa, tente não barrar com o único argumento de que custa dinheiro. Você verá que barrar as ideias pode sair mais caro.

10 - “Isso já foi tentado antes”

Esta é uma frase que normalmente é dita por pessoas que estão no mercado há mais tempo e que têm experiência no ramo. Mas, para que uma empresa cresça e seja referência, o empreendedor precisa avaliar que o contexto muda e que uma ideia pode ser testada mais de uma vez.

Com informações da Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário