sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conheça 7 dicas para que seus feedbacks sejam mais produtivos


Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, feedback são informações dadas como resposta para indicar como está seu desempenho e como sua atuação está afetando outras pessoas. Dependendo de como seja dado, isso pode desmotivar ou motivar um profissional, por isso cuidado.

Para dar um feedback de forma eficiente é necessário ter conteúdo, lógica e acima de tudo, justiça. O elogio ainda é uma das maiores armas para motiva o funcionário, "Todos precisamos de elogios, para manter atitudes construtivas, e também de críticas, para ajustar deficiências”. Afirma Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas da Revista Exame.

Pensando nisso, Eduardo listou algumas dicas que podem ajudar você empreendedor nessa hora.

1 – Seja justo

Antes de qualquer coisa, seja justo, procure analisar se o elogio ou crítica são realmente merecidos.

2 – Seja específico

Dizer "este relatório ficou excelente" é melhor que dizer "você faz bons relatórios". Se for uma crítica, diga "este parágrafo não está claro" ao invés de "o relatório tem falhas".

3 – Seja criterioso

Criticar demais por qualquer motivo perde rapidamente o efeito, elogiar tem o mesmo efeito, pois as pessoas se acostumam e não dão muita importância.

4 – Não faça críticas destrutivas

Não misture a situação criticada com a pessoa. Diga: “Esse trabalho merecia mais atenção” ao invés de “Você é um desleixado”.

5 – Mantenha uma postura equilibrada

Não se irrite ou grite com o funcionário, mantenha sempre a calma, o ouvinte presta mais atenção e recebe melhor a mensagem quando existe equilíbrio emocional, além disso, pode virar um caso de justiça.

6 – Fale na hora certa

Receber um elogio na presença dos outros funcionários aumenta ainda mais a autoestima do colaborador, já a crítica, deve ser feita sempre em particular, para não humilhar a pessoa.

7 – Seja sincero

As pessoas percebem facilmente quando o feedback é "forçado". Portanto não "doure a pílula". Sinceridade ainda conta muito. Muitas pesquisas têm indicado que estes requisitos, quando seguidos consistentemente, melhoram muito o ambiente de trabalho e também a produtividade das empresas, pois aumentam a confiança da equipe na capacidade e na habilidade do líder em manter as pessoas sempre bem informadas sobre o próprio desempenho.

Com informações da Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário