sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Os melhores livros de 2014 para inspirar a carreira em 2015

7 especialistas sugeriram dicas de livros lançados recentemente que ajudem as pessoas a redefinir conceitos, repensar atitudes, refletir sobre a gestão de carreira e que tragam uma boa dose de inspiração para 2015.



O resultado é esta lista com 15 títulos lançados neste. Confira, nas fotos, as lições e reflexões propostas por cada um dos livros indicados:


"A terceira medida do sucesso”

Arianna Huffington, fundadora do Huffington Post, defende que o sucesso não se resume a dinheiro e poder, as duas "medidas" tradicionais. Sua tese é que existe uma terceira medida, o "desabrochar", que reflete a capacidade de viver o momento presente, escutar e respeitar o outro.

"É um olhar inovador e crítico sobre nosso modelo econômico de crescimento contínuo, de consumo, de nossos comportamentos", diz Marie-Josette Brauer, fundadora do Innovation Coaching Center.

O psiquiatra, palestrante e empresário Roberto Shinyashiki também recomenda o livro. "As pessoas muitas vezes se arrependem de terem feito escolhas que deixaram de lado aspectos prioritários da vida. Por isso Arianna nos convida a repensar o que é sucesso", diz Shinyashiki.

"A terceira medida do sucesso”. de Arianna Huffington (Sextante)


“Pense e Enriqueça - Para mulheres”

O destaque do livro, segundo Marie-Josette, é apresentar uma equação para conseguir o sucesso:  (P + T ) x A x A ) + F. As letras são as iniciais de, respectivamente, paixão, talento, associação, ação e fé. "No começo a fórmula me parecia algo mágico, mas ao ler o livro, tudo fez sentido", diz a fundadora do Innovation Coaching Center.

“Pense e Enriqueça - Para mulheres”, de Sharon Lechter (CDG Editora)


“Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t”

Escrito por Simon Sinek, que ficou conhecido depois de sua palestra sobre propósito no TED, este livro fala sobre como chefes podem conquistar ou reconquistar a confiança dos seus liderados. A recomendação é de Fernando Jucá, sócio da empresa de treinamento Atingire. "O título dá uma boa dica de qual a recomendação do autor, e a abordagem é muito prática e atual", diz ele.

“Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t”, de Simon Sinek (Portfolio)


"Beating the Impostor Syndrome"

Silvio Celestino, sócio da Alliance Coaching, recomenda o livro porque ele trata de um problema comum entre profissionais bem-sucedidos: a sensação de ser um farsante. "O indivíduo começa a pensar que não merece o sucesso que conquistou e essa percepção gera muito estresse e angústia", diz ele. As autoras falam a respeito dessa síndrome e explicam como lidar com ela de maneira a não prejudicar o sucesso profissional e a qualidade de vida.

"Beating the Impostor Syndrome", de Portia Mount e Susan Tardanico (Center for Creative Leadership)

“Crescimento lucrativo”

Também autor do livro "Pipeline de liderança", o consultor Ram Charan mostra que há poucas diferenças entre a gestão financeira de uma multinacional e a de um pequeno comércio. Segundo Marie-Josette Brauer, do Innovation Coaching Center, qualquer que seja a complexidade da gestão, sempre é possível simplificar a análise, voltando aos fundamentos do negócio. "O livro parece técnico demais, mas é perfeitamente compreensível até para pessoas sem traquejo do vocabulário financeiro", diz ela.

“Crescimento lucrativo”, de Ram Charan (HSM Editora)


“Criatividade S.A.”

Escrito por um dos fundadores da Pixar, este livro "abre as portas" do famoso estúdio de animação. Segundo Marie-Josette Brauer, o leitor tem acesso aos princípios e os mecanismos que estruturam e preservam a criatividade da empresa. "Ao expor as dificuldades de conciliar forças artísticas com os imperativos comerciais, o autor propõe soluções para uma cultura criativa", afirma.

“Criatividade S.A.”, de Ed Catmull (Rocco)

"Foco"

Segundo Silvio Celestino, da Alliance Coaching, este livro é um excelente recurso para desenvolver a capacidade de manter o foco, uma competência fundamental para o sucesso. Escrito pelo "papa" da inteligência emocional, Daniel Goleman, o livro mostra as barreiras à concentração trazidas pela quantidade gigantesca de informação que recebemos pelos dispositivos tecnológicos. "A solução para isso é ser capaz de manter o foco de maneira constante e consistente, o que exige conhecimento e método", comenta Celestino.

"Foco", de Daniel Goleman (Editora Objetiva)


“De Zero a Um”

Embora endereçado aos criadores de startups, o livro também permite uma reflexão sobre a criação de valores de forma geral. Afinal, você também pode ser um empreendedor dentro  de uma organização. Segundo Marie-Josette Brauer, o autor elogia o progresso vertical que consiste passar de zero a um. "Fazer pequenos progressos é melhor do que fazer coisas banais", afirma.


"Davi e Golias: A arte de enfrentar gigantes"

De acordo com Celestino, da Alliance Coaching, muitas pessoas se frustram em suas carreiras por terem o olhar fixo nas adversidades. O mérito deste livro, segundo ele, é mostrar que a realidade pode entendida de forma mais profunda. "É uma reflexão importante principalmente para aqueles que sentem que estão em uma situação desfavorável na carreira", diz ele.

"Davi e Golias: A arte de enfrentar gigantes", de Malcolm Gladwell (Sextante)


"Pense Como Um Freak"

Segundo Celestino, da Alliance Coaching, o livro provoca o leitor a buscar a verdade por meio de perguntas objetivas, dados e números que lhe ajudem a tomar decisões mais embasadas e seguras. "Principalmente quando pensamos em decisões de carreira, que nos afetam no longo prazo, pensar de forma profunda faz toda a diferença", diz o especialista.

"Pense como um freak", de Stephen Dubner e Steven Levitt (Record)


“Todos os negócios são locais”

O livro se apoia sobre um paradoxo da era da internet: enquanto é possível para uma empresa atuar globalmente, é preciso se concentrar sobre o que significa estar em algum lugar específico. Na hora de escolher uma unidade do McDonald's para frequentar, você não pensa nas unidades que a lanchonete tem pelo mundo, e sim naquela que tem o melhor sanduíche do bairro. "Trata-se de uma nova maneira de pensar o lugar como elemento estratégico", diz Marie-Josette, do Innovation Coaching Center.

“Todos os negócios são locais”, de John A. Quelch (Companhia das Letras)


“Dados Demais”

Segundo Marie-Josette, os executivos precisam se preparar para as mudanças resultantes do Big Data, ou correm o risco de ficar para trás no mercado. O mérito do livro, segundo ela, é demonstrar que há muitos setores que conseguem se beneficiar da análise dos dados, como as áreas de finanças, indústria, entre outras.

“Dados Demais”, de  Thomas H. Davenport (Elsevier | Campus)


"Reinventing Organizations"

O livro, próximo na lista de leitura da coach Eva Hirsch Pontes, revela as diferenças entre as aspirações das organizações modernas, retratadas em suas declarações de missão e visão, e o que de fato acontece dentro delas: colaboradores confusos e desiludidos desde a base até o topo da pirâmide hierárquica de empresas, hospitais, escolas etc.

"O autor apresenta vários casos de organizações que estão criando nova estruturas, baseadas em relacionamentos colaborativos e sentido compartilhado de propósito, com resultados promissores não apenas em termos financeiros, mas, principalmente, em termos de engajamento autêntico em todos os níveis", diz Eva.

"Reinventing Organizations", de Frederic Laloux (EditoraNelson Parker)


"Passos de um universitário: Construindo uma carreira universitária de sucesso"

Definir um futuro para a carreira não é tarefa fácil, diz o coach Robson Nasc. "Antes de entrar na faculdade, o correto seria que todos se perguntassem: isso me trará felicidade?", afirma. De acordo com ele, o livro traz à tona essa discussão e dá subsídios intressantes para jovens que iniciam a vida profissional.

" O autor, Laplace Cavalcanti, mostra que o jovem não será a mesma pessoa depois da faculdade.  Ele deixa claro que é possível você entrar e sair do mesmo jeito, entretanto, se isso acontecer, significa que você não aprendeu nada enquanto estava lá", diz.

"Passos de um universitário: Construindo uma carreira universitária de sucesso" , de Laplace Cavalcanti

"De volta ao Mosteiro"

Após 10 anos do lançamento de “O Monge e o Executivo”, James Hunter volta à busca por uma compreensão profunda sobre liderança em seu novo livro. O título é a recomendação de leitura do palestrante Maurício Seriacopi.

“Traz questionamentos sobre as razões pelas quais muitos líderes não conseguem colocar em prática os fundamentos da liderança servidora, ao mesmo tempo em que contribui para que as pessoas possam vencer suas barreiras internas e promover mudanças significativas em suas vidas e, como o próprio autor define, construir comunidades de alto desempenho”, diz Seriacopi.

"De Volta ao Mosteiro", James Hunter (Editora Sextante)

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário