quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Aquele que tudo sabe, normalmente é o que menos aprende, cresce e conquista

O mais “esperto” loser

Diga-me uma coisa: se você soubesse absolutamente tudo sobre empreendedorismo, como conseguiria evoluir sobre o tema? E se fosse sobre produtividade? 

Algo que gera um paradoxo esquisito, o que eu chamo “Síndrome do Cego que Não Quer Nem Mesmo Ouvir”. São as pessoas que buscam ter razão sobre tudo e querem sair vencedoras em todas as discussões, mas acabam também sempre sendo as mais prejudicadas.

Estranho? Eu também acho, mas explico.

Você muitas vezes começa a dominar um assunto. Pegue algum hobbie ou formação, aquele tema sobre o qual, normalmente, lhe pedem conselhos. O fato é que conforme começamos a ficar experts, nossa opinião começa a ter maior valor. Ok, isso está certo.

Porém, aqui inicia também o problema. Quando se passa a ter mais “poder” sobre o assunto, muitos começam a descartar as demais ideias e questionamentos das pessoas, de duas maneiras terríveis:

- Não querem ouvir, pois não vale a pena.
- Escutam apenas para encontrar pontos em que as demais pessoas estão erradas.

E isso é o que lhe começa a trazer a mediocridade. Pois não existe no mundo um conhecimento completamente finalizado, que não possa ser melhorado. E jamais nada alcançará um nível melhor se não for questionando outras maneiras de se fazer. Portanto, como alguém vai evoluir sem escutar e pensar sobre?

Se entrar em um debate, sobre o tema que for, e estiver com a mente pensando em apenas provar sua razão, você já entra impedindo seu cérebro de evoluir. E quem não evolui fica parado. Agora me diga: quem fica parado tem alguma chance no mercado?

Você deve ter algum parente que não quis evoluir, achou que computador e internet eram moda? Você deve lembrar de diversas empresas que não quiseram ouvir e se questionar sobre como as pessoas jamais deixariam de revelar suas fotos... Não vou lhe entupir de exemplos, existem aos montes na web, quase como encontrar fotos de bebês fofos.

Tá bom, mas e o paradoxo? Ora, se estamos sempre buscando nos aprimorar e sermos melhores, é obvio que queremos mostrar e provar isso. Porém, se formos tão bons, a ponto de não precisarmos mais escutar os outros e levar suas ideias em consideração, seremos, na verdade, tão ignorantes que não adiantará de nada todo o conhecimento e certamente seremos passados para trás.

Se eu puder deixar com você meu último conselho de uma frase que digo e repito constantemente, é:

"A mente de uma pessoa que não precisa mais aprender é limitada como uma viseira muito estreita. Já a mente aprendiz é limitada como uma visseira muito estreita. Já  amente aprendiz é infinita em possibilidade e conhecimento."

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário