quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

9 dicas para você vender muito mais na internet


Apesar da alta competitividade, a internet é um importante canal de marketing. Quando bem planejado, o Marketing Digital permite que as marcas cheguem ao seu público rapidamente, de forma relevante, personalizada e eficiente.

O maior desafio para as empresas que querem aumentar sua presença na Internet é gerar tráfego de boa qualidade a um custo acessível. O problema é que os custos de mídia online (CPC ou Custo por Clique, por exemplo), estão numa inflação desenfreada nos últimos anos.

Cliques que há dois anos custavam R$ 0,30 (trinta centavos de real) agora custam mais de R$ 4,00 (quatro reais), ou seja, inflação de mais de mil por cento em dois anos. Nenhuma empresa consegue manter seus resultados compatíveis com os aumentos nesses custos.

Nesse cenário, surge uma nova tendência: o Marketing Digital de Performance, que consegue tirar o melhor de cada veículo de mídia online, sem blá, blá, blá, analisando quais formatos são mais adequados para cada produto ou serviço.

Com as novas mídias convergindo cada vez mais para a internet, em pouco tempo o profissional de Marketing Digital de Performance estará presente em todas as empresas, de todos os setores.

Listamos abaixo 9 dicas para você começar a trabalhar ações de marketing com foco em performance!

1. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de marketing digital, e quando trabalhado de forma eficiente, pode representar até 30% das vendas da empresa.
O baixo custo e amplo alcance tornam o e-mail marketing uma ferramenta quase imbatível, mas quando usado indevidamente, pode causar sérios problemas de imagem à empresa. Para não ser confundido com spam, planeje e execute cada etapa da sua campanha da melhor maneira possível, sempre de olho nas boas práticas do segmento.

2. SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que podem melhorar o posicionamento da sua página nos resultados do Google e demais buscadores.
Com um bom posicionamento nas buscas, você aumenta a visibilidade e o número de visitantes do seu site sem ter que pagar pelos cliques. Já é comprovado que os visitantes que entram no site através de buscas orgânicas têm taxas de conversão e de rentabilidade muito maiores do que os que entram por campanhas pagas.

3. Conteúdo

Você fala com seu público através de fotos, vídeos e infográficos, além dos textos? Pesquisas já comprovaram que as pessoas preferem um conteúdo relativo à marca do que uma propaganda convencional. Mas atenção: é necessário trabalhar seu conteúdo para ser atrativo e original, além comunicar de forma eficiente a sua empresa. Lembrando que ninguém quer ler um texto chato no seu site, blog ou fanpage por isso vale a pena investir tempo e dinheiro para melhorar seu conteúdo online.

4. Redes Sociais

As redes sociais são grandes aliadas na geração de tráfego a baixo custo, e através delas é possível divulgar a marca e estabelecer uma relação mais próxima, amigável e confiável com seus consumidores. Além disso, o seu conteúdo permite criar uma interação cliente-marca e cliente-cliente através de comentários, compartilhamentos e curtidas, o que também aumenta a sua visibilidade e as chances de conversão. Não se esqueça que presença em redes sociais depende de bom conteúdo.

5. Promoções

Fazer promoções é uma ótima maneira de engajar seu público, se destacar da concorrência e gerar um boca-a-boca. Sempre que possível ofereça vantagens, descontos, cupons, sorteios e concursos. Dessa forma também é possível aumentar sua base de assinantes de e-mail marketing. Como você pode ver, uma ação leva a outra, e tudo deve estar atrelado a uma boa estratégia de comunicação.

6. Mobile

Você acha que o Facebook pagou 19 bilhões de dólares no WhatsApp a toa? O mobile não é uma tendência, mas uma realidade. Os celulares estão nas mãos (e nos bolsos) da maioria da população brasileira, o que permite que essas pessoas estejam 100% conectadas.
Para sua marca alcançar o sucesso, além de ter um site com design responsivo, você deve criar ações de marketing interessantes para alcançar esse público, onde ele estiver. Investir em campanhas mobile tem inúmeras vantagens, como agilidade e preço – já que o mobile marketing chega a custar 300% menos que outras mídias.

7. Analytics

Em performance, tudo precisa ser monitorado. O que dá certo fica, o que não deu certo, sai. Monitorar como está o tráfego dentro do seu site é o primeiro passo para descobrir informações preciosas que ajudarão a analisar como os usuários se comportam quando acessam sua página.
Através do Google Analytics é possível saber quantas visualizações foram obtidas e de onde vieram seus visitantes. Esta ferramenta de análise é peça fundamental para saber se os usuários estão agindo como o planejado ou se será necessário mudar a estratégia inicial. Mas não se esqueça, a ferramenta mostrará os dados e as estatísticas que você precisa, porém é você quem irá analisá-las e criar novas estratégias.

8. Parceiros e afiliados

Uma estratégia extremamente eficaz que está em crescimento no Brasil é o Marketing de Afiliados, onde outras empresas atuam como parceiras da sua empresa, anunciando e divulgando seus produtos e serviços, e sendo devidamente remuneradas quando ocorre a aquisição do item promovido.
Essa estratégia pode ser utilizada para aumentar as impressões da sua marca, ou ainda ampliar o mercado atingido, na medida em que a divulgação atinge nichos que dificilmente seriam explorados por outras estratégias de marketing.

9. Planejamento

Apesar de estar no fim do texto, tudo começa com o planejamento. Antes de executar qualquer coisa, coloque tudo no papel e faça um bom plano de negócios, pois é ele quem vai guiar suas ações.
Fazer campanhas de performance não é nada fácil. Dá trabalho e exige conhecimentos específicos. Para formar profissionais de alto nível, criamos o curso de Gestão de Marketing Digital de Alta Performance da ComSchool. Leva até você as melhores estratégias, ferramentas e táticas usadas pelos melhores profissionais da área. Não perca mais tempo, invista no marketing digital e boas vendas.

Fonte: Catraca Livre










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