quarta-feira, 5 de março de 2014

Tecnologia transforma celulares comuns, à prova d’água



Água e dispositivos eletrônicos não costumam se dar muito bem. Mas uma tecnologia exibida na feira MWC 2014 (Barcelona, Espanha) promete resolver o problema, utilizando uma nanocamada (nanocoating) impermeabilizante. Com essa tecnologia invisível, a P2i garante transformar qualquer telefone celular em um aparelho à prova d'água.

A companhia diz que, no segundo semestre, a novidade poderá ser encontrada no mercado – a proteção é vendida diretamente aos fabricantes, mas não aos consumidores.

A tecnologia da P2i atualmente disponível torna os aparelhos resistentes ao contato com a água (caso de chuva, por exemplo), mas eles ainda não podem ser submersos. De acordo com a empresa, o próximo nível de impermeabilização permitirá mergulhar os aparelhos e deixá-los completamente embaixo d'água.
Isso porque um polímero especial adere à superfície de objetos sem alterar sua aparência externa. "A nanocamada aplicada é cerca de mil vezes mais fina que um fio de cabelo", explica Natasha Hoskins, gerente de marketing da empresa.

Dentro de uma máquina vaporizadora do polímero, do um tamanho de uma geladeira, Natasha colocou um pedaço de lenço de papel para demonstração. Depois de dois minutos, ele sai com a camada do material impermeabilizante aplicada. Quando tentamos mergulhá-lo na água, o lenço não absorveu o líquido, que acumulou-se em gotas na sua superfície do papel.
Essa camada finíssima, garante a representante, pode ser aplicada tanto na parte externa do celular como em componentes internos -- a placa mãe, por exemplo. Este é, inclusive, o elemento mais sensível aos danos causados por líquidos, porque facilmente oxida e deixa de funcionar.


Com informações do site Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário