sexta-feira, 28 de março de 2014

Equipamentos necessários no seu restaurante


O que considerar na compra de equipamentos de restauração, é claro, depende de o tipo de equipamento que você está procurando. Investir em um forno combinado requer um processo de compra completamente diferente daquele usado para a compra de uma fritadeira. No entanto, esperamos que estas notas possam oferecer um bom aconselhamento geral, que é aplicável à maioria das categorias de equipamentos para esta área.

1. Compre de um fabricante respeitável para ter a certeza do cumprimento de todas as normas aplicáveis, bem como de assistência técnica e disponibilidade de peças de reposição.

2. Certifique-se de comprar o equipamento adequado para o uso que você irá fazer. Não espere que uma batedeira leve possa suportar serviço pesado e constante. Nem invista uma montanha de dinheiro para a compra de equipamentos pesados para uso comercial leve.

3. Certifique-se de que o modelo escolhido irá oferecer a produção que você está procurando. Os fabricantes costumam ter tabelas de produção para seus equipamentos. Mas verifique se a capacidade de produção é de igual para igual. Com itens como grelhas e chapas, por exemplo, a produção de hambúrgueres por hora é para o produto congelado ou fresco? Se a saída é cotada para bifes, o tamanho e grau de cozimento? E para fritadeiras, verificar se as capacidades e saída apresentadas são para fresco, congelado, ou produto frio?

4. Considere as suas necessidades atuais e futuras e sempre compre o tamanho para atender sua atual necessidade, permitindo a expansão futura.

5. Escolha um produto com potência de sobra, em vez de utilizar a potência máxima para alcançar o calor de que você precisa.

6. Qual a melhor opção, gás ou elétrico? Na verdade, ela será ditada pelas circunstâncias, mas, se as opções são similares, você precisa pesar os custos de instalação e de operação em relação ao preço de compra. Produtos elétricos são geralmente mais baratos, mas os custos de energia são, muitas vezes, inferiores com gás. No entanto, produtos a gás necessitam de sistemas de distribuição que podem fazer do elétrico uma opção mais atraente.

7. Sempre fale com um revendedor independente sobre suas necessidades, pois ele vai ser capaz de oferecer aconselhamento imparcial sobre o melhor produto para as suas necessidades.

8. Vá a um showroom de revendedor para que você possa avaliar por si mesmo a qualidade do projeto e construção de diferentes marcas.

9. O equipamento é fácil de limpar? Procure armadilhas de sujeira – não deve haver nenhuma nos equipamentos bem projetados.

Outros pontos a analisar são a facilidade de uso e segurança de operação. O equipamento bem projetado, de um fabricante respeitável, irá atender às normas de segurança mais rigorosas como, por exemplo, limitar as temperaturas que as superfícies e os botões de controle podem alcançar. Verifique se os controles estão bem colocados e se as portas e corredores funcionam suavemente e sem engripar.
Pense bem antes de optar pelo equipamento mais barato que você encontrar. Um produto mais em conta, de uma marca desconhecida, pode ter sido fabricado de maneira inadequada sem seguir padrões de qualidade e segurança. Você precisa considerar o custo da vida útil do equipamento, o que significa o preço de compra, custo de operação, custo de manutenção, expectativa de vida e estabelecer uma relação de custo-benefício. A aparente economia feita através da compra de um item mais barato pode desaparecer rapidamente já na primeira manutenção técnica. As peças podem ser caras – e levar semanas para serem entregues – se não houver estoque no fornecedor. Lembre-se que a cada hora de equipamento parado, você estará perdendo dinheiro.
Também é importante pensar no futuro ao investir em novos equipamentos. Mais uma vez, não basta olhar somente para o preço. Pense nas novas possibilidades de serviço que você pode oferecer com um equipamento mais sofisticado e completo. Além disso, ele poderá se pagar rapidamente com a significativa economia de matéria-prima, energia e custos trabalhistas.
Verifique se o preço cotado inclui todos os acessórios essenciais e opções. Por exemplo, alguns fabricantes cobram um valor adicional para fornecer produtos sobre rodas.
Considere a compra de dois equipamentos menores, em vez de uma unidade de grande porte, pois isto vai lhe oferecer maior flexibilidade e reduzirá o impacto de eventuais avarias. Por exemplo, no caso de fritadeiras, considere também a compra de uma menor, que você pode reservar para uso especializado (insumos altamente aromatizados ou produtos vegetarianos). Isso vai prolongar o período de tempo entre as mudanças de óleo da sua fritadeira pesada.
Você também deve olhar para o back-up de serviços disponíveis, tais como rede de assistência técnica e treinamento no local.
Confira detalhes da garantia. Ela inclui peças e mão de obra?


Na verdade, esse é um resumo dos detalhes a serem analisados antes da compra de qualquer equipamento. O mesmo detalhamento vale para refrigeradores, freezers, fogões, batedeiras, processadores, etc.

Com informações do Blog do Banas

Nenhum comentário:

Postar um comentário