sexta-feira, 28 de junho de 2013

8 dicas baratas para o marketing da sua empresa


O marketing é uma parte importantíssima da empresa, ele determina seu sucesso, seu alcance e sua reputação diante dos clientes, mesmo assim ainda existe empresários que consideram o marketing um custo e não um investimento. Olhando pelas mídias tradicionais, TV, rádio e jornal, realmente o custo é alto e desanimador para os micro e pequenos empreendedores.

O empresário precisa ter em mente que ações de baixo custo e que cabem no orçamento podem ser uma boa saída para quem precisa divulgar, mas não tem muito capital. Tudo vai depender do contexto do negócio, localização, público alvo e posicionamento da empresa.

1 – Faça ações e afinidade de consumo

Algumas pessoas possuem certos hábitos de consumo, principalmente ligados a manias e hobbies, e elas gostam de conhecer outras pessoas com o mesmo comportamento. Divulgar ações de socialização com clientes é uma boa opção. Por exemplo, uma pet shop pode promover um encontro com donos de um tipo de raça de cães ou gatos. Já uma pizzaria poderia fazer a promoção de um dia só para pizzas doces ou de frutas.

2 - Envie mensagens de texto

O torpedo ou SMS é uma forma de ofertar promoções. Existe uma série de empresas especializadas que oferecem o serviço através de uma taxa de adesão mais o custo adicional por mensagem enviada. O valor depende da quantidade de caracteres do texto e do pacote de benefícios do contrato. A empresa pode inclusive direcionar campanhas diferentes para cada público.

3 – Oferecer uma degustação

Se você está começando é fundamental que você deixe o cliente experimentar o seu produto, de outra forma como ele saberá se é bom? A intenção por trás dessa ação está relacionada ao processo de decisão do consumidor. Se o cliente prova um produto sem o compromisso de pagamento as chances de aceitação por parte do consumidor aumentam e consequentemente as chances de compra crescem.

4 - Aposte em soluções digitais gratuitas

Através do Google Place uma empresa pode colocar à disposição do mercado sua localização geográfica. O Google Analytics é outro serviço que informa ao empresário as estatísticas de visualização do site da empresa. Toda ação de marketing digital deve prever metas, por isso, o Analytics ajuda a identificar possíveis necessidades de alterações nas campanhas de forma a atingir metas de visualização. Ambos os serviços são gratuitos e existem minicursos na web que ensinam a extrair todo o potencial de cada ferramenta.

5 - Envie e-mail marketing

Uma ferramenta poderosa, mas que deve ser utilizada com cautela. Ninguém gosta de receber lixo eletrônico. Por isso, planeje o uso dessa ação e proponha questões relevantes para públicos segmentados e para seu público alvo. Observe sempre as regras de boas maneiras e de privacidade, além de acrescentar uma alternativa ao leitor de apontar se deseja parar de receber comunicados da empresa.

6 - Invista em redes sociais

O Brasil já é referência no uso de redes sociais. São milhões de pessoas conectadas e dispostas a se associar a empresas que sejam relevantes na hierarquia de valores do cliente. Comunidades online, fóruns de discussão, blogs, sites de relacionamento e fotologs são excelentes para ações bem direcionadas, além de agregar seu publico alvo. Porém, exige cautela.

7 - Aposte no friend sell

Na busca pelo relacionamento com o cliente, ações simples podem trazer grandes resultados. A empresa pode estruturar uma campanha de indicação. Pode-se pensar em uma empresa que oferte cursos técnicos de informática. O cliente que trouxer um novo aluno ganha pela indicação um desconto de 50% na próxima mensalidade.

8 - Incentive a fidelização

Uma micro ou pequena empresa podem incentivar o consumo constante de sua oferta através da troca de benefícios. Por exemplo, uma pizzaria pode promover a coleção de oito imãs de geladeira para ganhar uma pizza grande. Essas ações incentivam o consumo apenas naquela empresa, promovem seu negócio e blinda contra a concorrência.

Com informações da Revista Exame.

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