segunda-feira, 24 de junho de 2013

4 erros que não podem ser cometidos na hora de elaborar um plano de negócios



 O plano de negócios é o coração da empresa, é ele que determina o andamento, o lucro, a solução de problemas, etc. Por isso, é muito importante que o empreendedor tenha alguns cuidados na hora de preparar este planejamento. “A maioria das empresas que morre não faz planos de negócios”, afirma Ari Rosolem, consultor do Sebrae-SP.

“A maioria dos planos de negócios peca na análise do mercado”, comenta David Kallás, professor de gestão estratégica do Insper. “A ideia não é acertar e sim oferecer parâmetros”, diz José Eduardo Balian, professor da Faculdade de Administração da FAAP.

Segundo Paulo Pacheco, consultor e professor do Ibmec/MG, pode ser necessário buscar ajuda especializada na hora de montar o plano de negócios, afinal, não é todo mundo que está pronto. “Ele vai aprender junto e, como cliente, ele pode se posicionar de uma forma crítica e menos emocional”, explica.  Pensando nisso, a Exame listou 4 erros comuns cometidos por empresários na hora de preparar seu plano de negócios, e que você não pode cometer.

1 – Não definir bem o negócio

Quem é seu público-alvo? Onde está sua empresa, quem são seus concorrentes? “Uma análise ambiental mal feita leva a uma receita mal feita”, afirma Pacheco. Caso você seja novo no mercado, talvez seja interessante conversar com alguém mais experiente da área. “Isso impacta bastante no plano de negócios”, diz Rosolem. Lembre-se, quanto mais informações você tiver, melhor.

2 – Agir pelo emocional

É comum que o empreendedor se apegue à ideia da sua empresa. Mas, na hora de elaborar um plano de negócios, o ideal é avaliar a sua viabilidade e rentabilidade. Para Pacheco, ter dificuldade em colocar no plano de negócios a realidade que está sendo percebida pode ser prejudicial. “O papel aceita tudo, mas a função do plano é de criticar”, afirma.

3 – Não analisar bem a concorrência

Estude a concorrência, este é um ponto importantíssimo para o empresário, veja as condições de mercado deles, e busque informações adicionais. Competir apenas com preços não é eficiente. “É importante planejar qual é o volume de vendas ideal, dentro da estrutura que eu tenho, para alcançar o meu concorrente”, exemplifica Rosolem.

4 – Errar nas contas

O capital de giro é uma informação essencial para a parte financeira do documento. “Tão importante quanto o maquinário da empresa”, afirma Kallás. Para ele, a meta do negócio tem que ser ambiciosa, mas o caixa tem que ser conservador.

“Não prever que a empresa vai ter prejuízo é outro erro”, diz Rosolem. Às vezes, o faturamento nos primeiros meses não segue o planejado e a empresa fica no vermelho.

Com informações da Exame.

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