sexta-feira, 7 de junho de 2013

Veja como realizar uma pesquisa de mercado eficaz



Uma das ferramentas mais importantes para o empreendedor na hora de gerir sua empresa é a pesquisa de mercado, ela vai determinar as informações sobre ambiente em que você deseja atuar, além de auxiliar nas decisões de marketing. Diferente do que os empresários pensam, este recurso está ao alcance das pequenas empresas, entretanto, dependendo do caso o ideal seria contratar uma empresa especializada.

“Quando os custos para contratação de um instituto são altos para pequenos negócios, uma boa dica é contratar empresas juniores. Essas instituições são formadas por estudantes universitários que podem realizar pesquisas de menor complexidade atendendo muitas das demandas emergentes.” Afirma Eduardo Andrade, professor e coordenador do CBA Marketing do Ibmec/MG.

Se você preferir realizar sua própria pesquisa, a dica é começar com empresas simples, além de testar as metodologias indo de acordo com as necessidades do negócio. Uma pesquisa geralmente mostra as seguintes etapas: definição de objetivos e público alvo, definição da coleta de dados (dados primários ou secundários), escolha da metodologia, definição da amostra, elaboração de instrumentos de pesquisa, aplicação de pesquisa, tabulação e análise e por fim a tomada de decisão.

Importante lembrar que, muitas vezes, uma pesquisa com base em dados primários pode ser dispensada quando as informações já foram levantadas e publicadas em alguma fonte. Existem diversas fontes que podem ser consultadas como IBGE, Nielsen, Ibope, órgãos regulamentadores, etc.

Quanto à elaboração do instrumento de pesquisa vale ressaltar algumas dicas para questionários: não utilize perguntas constrangedoras, não force o entrevistado a usar a memória de longas datas ou a fazer cálculos, faça perguntas curtas, faça um pré-teste do questionário, use palavras simples, evite jargões técnicos e deixe as perguntas mais complexas para o meio ou fim da abordagem.

O Google Docs é um recurso simples e fácil para disponibilizar questionários. Guardadas as limitações desse recurso, é possível coletar dados e vincular a uma planilha no Google. Quando a planilha é vinculada ao formulário, automaticamente as respostas são transmitidas para a planilha. Não optando por esse recurso, as respostas podem ser vistas em “Resumo das respostas".

Com informações da Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário