terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sugestão de livros para quem quer inovar e fazer o negócio se destacar no mercado




Inovar é pensar diferente. É assim que os especialistas no assunto definem inovação, que vai muito além de investir milhares de reais em novas tecnologias ou produtos totalmente novos. Para os empreendedores que querem mudar a forma de pensar, os especialistas Henrique Barros, professor de estratégia e inovação do Insper, Solange Mata Machado, professora da Business School São Paulo, e Isabel Arias, professora do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, sugeriram livros ideias para pequenas empresas que querem inovar.

“As Regras da Inovação”
Neste livro, o assunto é como gerenciar, medir e lucrar com inovação. A cada capítulo, os autores dão dicas de como alcançar este objetivo. Entre os temas tratados, há a definição de inovação, como alavancá-la e como estruturar seu negócio para ser verdadeiramente inovador.

“O Crescimento pela Inovação”
Clayton Christensen, professor da Harvard Business School, uniu-se a Michael Raynor, diretor da Deloitte Research, para ensinar as pequenas empresas como crescer baseadas na inovação. O livro é uma espécie de continuação da obra anterior dos autores, “O Dilema do Inovador”, e fala sobre como começar a inovar e responder às inovações do mundo. Traz orientações sobre como as organizações podem gerenciar este processo.

“Pense Melhor”
O autor oferece neste título ferramentas para que os empresários aprendam a pensar inovações e solucionar problemas. Para ele, é possível entender como é feita a separação entre pensamento criativo e crítico para o bem da empresa. O título se propõe ser um guia para o pensamento mais produtivo e eficaz.

“Inovação Reversa”
O livro fala sobre as oportunidades de inovação para mercados emergentes e, por isso, se encaixa bem na realidade dos empreendedores brasileiros. Além disso, propõe soluções mais baratas e convenientes que poderiam inclusive ser exportadas para outros locais.

“DNA do Inovador”
Com base em entrevistas de empresários de negócios inovadores como Apple e Google, os autores desenvolveram uma análise do comportamento destes líderes que pode servir de inspiração aos empreendedores. No livro, eles apresentam cinco habilidades em comum entre os entrevistados que são associar, questionar, observar, trabalhar em rede e experimentar.

“The Natural Step”
O médico Karl-Henrik Robert usou sua experiência e conversas com vários pacientes para entender como criar um mundo sustentável. O livro acabou virando uma referência em planejamento estratégico. O desenvolvimento sustentável da economia é atrelado ao social e ao ecológico para construir um futuro de sucesso.

“Crossing the Chasm”
Este é um livro com foco em marketing, mas útil para quem tem uma startup. O autor aborda aspectos do marketing para produtos relacionados a alta tecnologia. O abismo, a que se refere o título, é aquele que as empresas de tecnologia devem ultrapassar para chegar ao lucro - e o caminho é a inovação.

“A Organização do Conhecimento”
O livro mostra como organizar o conhecimento da empresa ajuda a fazer surgir novas ideias e melhorar o ambiente de negócios. O autor separa três áreas importantes para este processo: interpretar e dar sentido às informações; ciar novos conhecimentos junto com a equipe; e processar e analisar a informação.

“Brand From the Inside”
Os especialistas Libby Sartain e Mark Schumann falam sobre os caminhos para empresas fortalecerem suas marcas. Há um passo-a-passo sobre como motivar os funcionários a inovar a favor da marca do negócio. O segredo é que a equipe da empresa seja o principal divulgador da empresa no mercado.

“Creative Leadership”
Este é um título mais voltado a criatividade e indicado para leitores mais experientes, já que tem um apelo mais técnico. A obra apresenta e ensina processos de produção criativa aos empreendedores interessados em inovar.

Com informações do site Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário