segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Conheça 4 coisas que seu cliente quer de você



Mesmo que o produto ou serviço prestado pela sua empresa seja excelente, nem sempre é apenas isso que o cliente espera. E saber exatamente o que o consumidor quer é uma tarefa do vendedor. É claro que existem os clientes difíceis, entretanto, os empreendedores devem ficar atentos a isso, por que  vender de um produto ou serviço não significa que a missão está cumprida, e prestar atenção a isso traz ótimos resultados.

Independente da área de atuação da sua empresa, o treinamento da equipe é fundamental para que a imagem da sua marca não seja arranhada e que a propaganda boca a boca tenha efeito, de forma positiva. “As empresas precisam pensar que o cliente quer ser surpreendido”, afirma Diego Maia, presidente do Grupo CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas).
O Diretor do IBVendas Carlos Cruz e a Exame listaram 4 coisas que seus clientes querem de você e sua empresa:

1. Respeito
Lembre-se que sua equipe fala pela sua empresa, o primeiro contato é muito importante, e por mais que o cliente esteja de mal humor ou estressado as boas maneiras devem ser mantidas. Coloque-se no lugar do cliente e lembre-se de que atitudes grosseiras podem afastar qualquer tipo de pessoa. “Todo mundo gosta de ser bem tratado”, afirma Maia. Outra coisa essencial é não tentar adivinha o pedido do cliente, “Não subestime o potencial do cliente”, afirma ele.

2. Agilidade
Ninguém gosta de esperar, sua equipe deve ser proativa, jamais deixe o cliente esperando ou indo atrás das coisas por conta própria, isso conta ponto negativo para sua empresa. Foque na solução e ajude o cliente a entender o que ele quer e o que vai comprar. "Só não vale tentar empurrar coisas que não tem nada a ver”, conta Cruz.
Mesmo que o atendimento tenha sido perfeito, mas se em outras etapas da compra ou da prestação de serviços, a demora interferir a ponto de o cliente cogitar desistir da compra, tudo terá sido em vão. “Os processos não podem demorar”, afirma Maia. Para isso, é preciso que o empreendedor adote medidas ou invista em softwares que auxiliem o momento da venda, comenta o especialista.

3. Criatividade
Seja criativo, não use o mesmo discurso para todos, utilizar o bordão clichê “vocês vão achar este prato delicioso” não agrada ninguém. “Vendedor tem que focar na solução e saber fazer perguntas”, afirma Cruz.
O ideal, segundo o especialista, é sugerir até três opções que atendam à necessidade do cliente. “Fuja do script, porém conecte-se à realidade do cliente”, completa Cruz.

4. Credibilidade
O empreendedor deve respeitar sempre aquilo que ele expõe como “slogan”, pois consistência no seu discurso é o que leva uma empresa a ter credibilidade com seu público e fornecedores. O cliente precisa confiar no serviço e produto que está comprando e o responsável por essa ponte é o vendedor, que deve fazer com que a credibilidade da empresa não seja colocada em risco.
Jamais minta ou moita uma informação isso seria catastrófico, caso o vendedor não tenha a informação que o consumidor necessita, a sinceridade é o único caminho. “Quero me certificar de que não lhe darei uma informação errada” é uma das frases que ele gostaria de escutar. Completa o especialista.

Com informações da Exame

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