quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aprenda como agir em situações constrangedoras em seu restaurante



O que fazer quando um cliente acha algo na salada, as pessoas da mesa ao lado estão fazendo barulho excessivo, o copo vem sujo ou outro problema? Todo bar ou restaurante está sujeito a este tipo de constrangimento, mas você pode aprender a minimizar os estragos. O IG comida conversou com dois gerentes de restaurantes para ensinar como contornar estes problemas.

“Nossa missão é minimizar os danos, acalmar os comensais e tentar evitar que no futuro esses deslizes se repitam", diz Ismael Martins, gerente do restaurante Gero e 22 anos de Grupo Fasano. Flávio Tupinambá, o Tupi, que trabalhou durante anos à frente de um restaurante e agora é sócio do recém-inaugurado Ruaa, concorda. "Quem sai de casa quer se divertir, e nosso papel é tornar a visita das pessoas uma experiência agradável", diz. A dupla prepara você para agir em situações constrangedoras.

Quando o cliente encontra algo em sua comida ele provavelmente chamará o garçom e mostrará o
problema, o garçom por sua vez deve se desculpar ao cliente e substituir o prato por outro igual, às vezes é melhor deixar o cliente escolher qualquer outro prato do cardápio pagando o mesmo preço, dessa forma você ganha a simpatia do cliente e conta como desculpas pelo imprevisto.

Se seu copo ou taça vir com alguma sujeira o procedimento é o mesmo, o cliente chamará o garçom e mostrará o problema, a taça ou copo deve ser imediatamente substituída, e não haveria problema em dar ao cliente um agrado como um petisco para acompanhar a bebida como uma compensação.

Um problema muito comum é quando a carne vem mal passada demais, algo que irrita muitos clientes. O correto mesmo é deixar claro o ponto desejado na hora de fazer o pedido. Muitas vezes, o "mal passado" do chef é diferente do imaginado pelo cliente. O mesmo serve para massas e risotos, normalmente servidos al dente (mais durinho). Aqui, a comida volta para a cozinha e, geralmente, o prato é trocado.

Existem clientes que querem um prato, as não do jeito que está no cardápio, pede um filé a parmigiana sem queijo, um hambúrguer no prato e com o pão à parte ou um linguado Belle Meunière sem alcaparras, isso é normal, mas às vezes eles querem substituir um ingrediente por outros que nem sempre estão disponíveis. Isso vai depender da boa vontade do chef, afinal, o que o restaurante tem para oferecer é o que está no cardápio, a cozinha não está lá para executar todo e qualquer prato que o cliente está com vontade de comer.

É claro que o mais indicado é não cometer essas gafes, mas caso aconteça o gerente, garçom ou responsável devem estar preparados para lidar com o problema, se ele for resolvido da maneira correta, você não apenas se livra de um problema, mas deixa o cliente com ótima impressão.

Com informações do IG

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