terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Organize sua empresa para enfrentar a sazonalidade

Pesquisas mostram que a quantidade de empresas que são abertas no Brasil vem crescendo. Em 2010 houve um crescimento de 100% na quantidade de novos empreendimentos e uma diminuição na taxa de mortalidade das empresas recém-abertas. Depois de aberta, o empresário deve perseguir a consolidação do seu negócio em um mercado que é cada vez mais concorrido.

Além de gerenciar seu negócio, o empresário deve ficar de olho em um detalhe que será fator de sucesso: a sazonalidade. Para atender necessidades de épocas movimentadas, a empresa precisa se preparar com antecedência. Esse fator pode ser muito positivo para a sua empresa, desde que seja encarado estrategicamente.

As empresas que são impactadas pela sazonalidade devem fazer uma avaliação da importância desse detalhe para a empresa e para o processo produtivo, notando como isso causa impacto na empresa e para os clientes, a fim de planejar estoques e vendas.  Para empresas que atuam no comércio, o que se deve fazer é planejar com antecedência e de maneira detalhada as compras de produtos e a manutenção de estoque ao longo do período.

Um bom planejamento financeiro torna mais previsível o fluxo de caixa de uma empresa que poderá passar por altos e baixos em determinadas épocas. Esse planejamento ajudará a dimensionar as necessidades de capital de giro e aplicações financeiras durante o ano e ainda é fundamental para achar os produtos que mais se adequem a cada fase do ano. A falta de planejamento desses processos é um erro que o empresário não deverá cometer caso não queira fechar a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário