terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Etiquetas que um empresário deve seguir

No mundo dos negócios não basta ter um bom produto ou serviço, é preciso passar ao cliente confiança e segurança. Causar uma boa impressão pode ser a diferença entre conquistar um desempenho bom ou ruim. E isso afetará também o faturamento da sua pequena empresa no final do mês. Confira algumas dicas de como o empresário deve se comportar.

Sua empresa deve estar em ordem

Se você vai receber um cliente em sua sede, a principal recomendações dos especialistas é manter o ambiente limpo e organizado, caso contrário, a impressão negativa pode comprometer qualquer negociação.

Saiba quem é o seu cliente
É muito importante o pequeno empresário identificar o perfil do seu cliente. E mais: é fundamental o empreendedor adaptar-se a esse estilo. Dessa forma, descubra se o cliente é formal ou informal nas relações, ou se ele gosta das informações passadas de maneira mais prática ou detalhada.

Passe segurança
Não adianta nada acertar o perfil do cliente ou a roupa que você está vestindo se você não passa segurança ao cliente. Esteja seguro do que você pretende oferecer. Mais do que isso: titubear no momento de apresentar um produto ou serviço - ou metas aos seus funcionários - pode gerar problemas e desconfianças.

Seja discreto
Os especialistas Fábio Gerlach e Gustavo Carrer são categóricos. Evite fofocas, falar mal de concorrentes. Não faça, ainda, comentários polêmicos ou cometa erros de português,

Seja direto com a sua equipe
Uma boa reunião com seus colaboradores deve ter tópicos dos assuntos que serão discutidos, tempo estabelecido para início e fim do encontro e, principalmente, o monitoramento posterior do que foi planejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário