quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Setor de bares e restaurantes defende avanço das MPE

O desenvolvimento no país passa pelo apoio às micro e pequenas empresas (MPE) por meio da legislação, de capacitações e da formalidade. Foi o que afirmou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.

Tanta atenção às micro e pequenas empresas não é por acaso. De acordo com Solmucci, o setor de bares e restaurantes representa 20% das MPE existentes no país. Entre elas, mais da metade não é formalizada. "Precisamos evoluir para sermos o suporte de desenvolvimento sustentável do Brasil”, destacou o presidente da Abrasel.

O gerente de Atendimento Coletivo do Sebrae na área de Comércio e Serviços, Vinícius Lages, avalia que o grande desafio para o setor de alimentação fora do lar é avançar na oferta de melhores produtos e serviços em uma área que enfrenta dificuldades com relação à formalização e à legislação.

“Quase a totalidade desse setor é composto por micro e pequenas empresas e mais da metade de sua força de trabalho é informal. Algumas mudanças implementadas pelo governo trouxeram contribuições importantes, mas é preciso progredir”, frisa.

O olhar dos empresários e de instituições de apoio às MPE sobre a importância da alimentação fora do lar para a economia e suas necessidades estão em sintonia com o que falou no evento a secretária nacional de Políticas de Turismo, Ana Isabel Mesquista, que representou o Ministério do Turismo.

“O setor é um dos mais dinâmicos do turismo e ganha impulso com a realização da Copa e das Olimpíadas no país. Além disso, constitui grande fonte de oferta de trabalho. Por isso, temos apoiado a qualificação e o crédito. Bons negócios significam mais empregos, que puxam a economia para cima”, afirmou Isabel.

Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário