segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Saiba como se proteger utilizando os controles de privacidade do Facebook

Uma pesquisa feita com robôs no Facebook conseguiu capturar 250 GBs de informações na rede social. Isso foi feito graças a uma situação que se repete cada vez mais: Uma pessoa que tem um amigo em comum é aceito muito mais facilmente como amigo do que um desconhecido. Hoje em dia já existem vírus e golpes no Facebook.

Para se proteger você deve analisar todas as configurações de segurança e privacidade na rede social. Elas ficam em locais diferentes e são bem longas. Não é fácil encontrá-las, mas vale a pena o esforço. Você pode acessar a página de controle do Facebook através deste link: http://www.facebook.com/settings/?tab=privacy. Esse local permite controlar as configurações das postagens no mural.

Os ajustes de privacidade que envolvem marcações também são importantes. Essa configuração permite que seja obrigatória sua aprovação no caso de você ser marcado em alguma postagem, com ela você pode ativar (ou desativar) a possibilidade de outras pessoas marcarem onde você estará e se você vai aparecer ou não.

Essas configurações são relevantes porque alteram a forma como informações sobre você, que foram adicionadas por outras pessoas, serão gerenciadas pela rede social. É importante ter atenção a isso porque, mesmo no caso de você não adicionar informações pessoais, outras pessoas podem fazê-lo – e é nessa tela que se encontra o controle que o Facebook fornece. Você também pode ocultar seu perfil na possibilidade de outros procurarem seu nome nos mecanismos de busca. Essa opção está em “Como Conectar”.

Configurações de privacidade por informações

Facebook também permite que você configure a privacidade do que é adicionado ao perfil. Essa opção está na página de edição do perfil: http://www.facebook.com/editprofile.php. Do lado de cada opção existe um ícone que oferece opções.

Uma ação recomendada é ocultar informações sobre quem é seu amigo. Ferramentas de captura de dados no Facebook concluíram que uma pessoa pode sair adicionando seus amigos para depois tentar adicioná-lo. Quando você perceber que existem muitos amigos em comum, é quase certo você aceitá-lo. Isso pode tornar-se um problema porque o Facebook permite que você possa recuperar sua senha através dos seus amigos. Dessa forma seus “amigos” poderiam acessar sua conta mesmo sem o seu e-mail registrado. É por essa razão que a coluna recomenda ocultar a lista de amigos, muitos ataques são baseados nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário