quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Como as cores de um escritório podem transformar o ambiente

Um tom para cada clima

São Paulo - As cores usadas em paredes e objetos de um escritório não têm função apenas decorativa. Elas podem influenciar o humor e a produtividade das equipes. Pelo menos é isso o que indica um estudo realizado pela Redshift Research.

Segundo o material, encomendado pela AkzoNobel, empresa dona das Tintas Coral, a maioria (60%) dos entrevistados brasileiros acredita que as cores do ambiente impactam sua motivação no trabalho. O estudo ouviu 5.667 pessoas em oito países, sendo 518 no Brasil, em setembro do ano passado.

Por aqui, 56% dos respondentes disseram que têm a performance e concentração afetadas pelas cores e 69% concordaram que elas podem mexer com o seu humor. Além disso, 65% dos brasileiros disseram que se sentiriam mais felizes se pudessem escolher as cores dos lugares que frequentam e 41% deles revelaram que ficariam "extremamente felizes" se tivessem a opção de decorar o escritório onde trabalham com seus tons preferidos.

Com base nesses dados e na experiência com clientes, a Tintas Coral elaborou um guia de como as empresas podem usar algumas cores a seu favor. 
Confira nas fotos:

Escritório do Google em Xangai: os empregados dedicam 20% do tempo a projetos pessoais de inovação


Escritório da Globant em Buenos Aires: alternativa ao modelo tradicional de serviços de TI



Vermelho e rosa: para estimular a concentração

Tons rosados e avermelhados são propícios para estimular a concentração e a atenção aos detalhes, segundo a Tintas Coral. Eles são indicados para áreas financeiras, por exemplo. O tom vermelho-rubi seria o ideal para forçar a memória. Não à toa, a cor é relacionada a força, energia, liderança e poder.



Amarelo: para deixar o humor lá em cima

Na pesquisa feita pela Redshift Research, 27% dos entrevistados disse associar a cor amarela ao sucesso. Além disso, ela é capaz de estimular a produção de serotonina, neurotransmissor que melhora o humor. Segundo a Tintas Coral, seria o tom ideal para salas de reunião. Em paredes, ele seria capaz de trazer energia e vivacidade ao ambiente. 



Fonte: Exame 

Nenhum comentário:

Postar um comentário