sexta-feira, 10 de outubro de 2014

4 lições de um homem que foi preso 10 vezes e se tornou um empreendedor de sucesso

Confira as dicas de Ryan Blair, cofundador da ViSalus, empresa de produtos para emagrecimento


O americano Ryan Blair não nasceu com uma condição de vida muito favorável. Seu pai era um viciado em metanfetamina. Aos 16 anos, Blair já havia sido preso dez vezes, fugido de casa e pertencido a uma gangue.  Mas sua décima detenção o assustou o suficiente para que ele mudasse de rumo e elegesse o empreendedorismo como o melhor caminho.

Em 1996, quando tinha 21 anos, Blair criou seu primeiro negócio: uma empresa de tecnologia chamada 24/7 Tech. Na sequência, lançou e vendeu vários outros projetos. Em 2005, foi cofundador da ViSalus, especializada em produtos para emagrecimento. Em 2012, o americano foi escolhido como o empreendedor do ano pela consultoria EY – anteriormente conhecida como Ernst & Young. Ainda em 2012, a ViSalus atingiu o valor de US$ 1 bilhão em vendas.

Blair também escreveu a autobiografia Nothing to Lose, Everything to Gain: How I Went From Gang Member to a Multimillionaire Entrepreneur (Nada a perder, tudo a ganhar: Como eu passei de membro de gangue a empreendedor multimilionário). Além disso, ele também dá palestras motivacionais.

Em entrevista ao site da Bloomberg Businessweek, Blair afirmou que muito do que aprendeu na cadeia e na gangue pode ser usado em sua vida de empreendedor. Confira algumas lições do americano:

1. Não deixe ninguém roubar seu leite
Segundo Blair, no seu primeiro dia de prisão, você sempre é testado de alguma forma por outro prisioneiro. Geralmente isso acontece quando ele tenta roubar o seu leite na hora do almoço. Se você deixar isso acontecer, terá mais problemas futuramente. O mesmo acontece com negócios: todo mundo quer tirar proveito de você e de sua empresa e, por isso, você precisa se impor e defender seus princípios. “Se você permite que uma pessoa roube seu leite, outras farão o mesmo”, afirma.

2. Não seja ingênuo
Quando você abre a primeira empresa, sua reação natural é confiar cegamente em todo mundo, principalmente em possíveis parceiros de negócio. Mas, assim como nas ruas, você não deve confiar em ninguém logo de cara. A filosofia de Blair é que todos devem fazer por merecer sua confiança. “Testo continuamente as intenções e motivações das pessoas para não me prejudicar.”

3. O cara mais forte não é o mais poderoso
Uma posição hierárquica de destaque não garante o poder a uma pessoa. Na verdade, os mais poderosos são os influentes. “Por exemplo, nas empresas ou nas gangues, pode haver alguém com um grande poder de persuasão e barganha com os líderes. A atenção deve ser redobrada com esse tipo de pessoa”, afirma Blair.

4. A “escola da vida” pode ter mais valor do que a faculdade
Para Blair, pessoas que possuem experiência e demonstram isso na prática impressionam muito mais do que pessoas que esbanjam em currículos, retórica e teoria.  “Se você quiser me impressionar, não me venha com discursos, currículos e palavras vazias. Prefiro uma visão prática do que você pode fazer para terminar uma tarefa. Isso acontece nas ruas e funciona bem.”

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário