quarta-feira, 8 de maio de 2013

Quer aumentar o valor dos produtos? Faça-o com cautela


Aumentar o preço sempre é um assunto delicado para o empresário, ainda mais nos restaurantes, onde o fluxo é grande. Se esse reajuste for feito sem planejamento e cautela pode afastar os clientes. Não conhecer bem os custos do negócio pode fazer com que a empresa não consiga pagar suas contas.


Atualmente a taxa de inflação subiu e ficou na média de 4,5% (com tolerância para dois pontos percentuais para cima ou para baixo) e isso acaba resultando no aumento de preços para o cliente, mas não é por isso que você precisa afastar a clientela com esse aumento.

Mas, antes do repasse, é necessário um levantamento dos valores praticados no mercado e dos custos fixos da empresa. Segundo Cláudio Gonçalves, economista e professor da Trevisan Escola de Negócios, um aumento de preços feito sem observar a concorrência pode levar a perda de competitividade.

Para Gonçalves, aumentar os preços ficou mais difícil com o surgimento de novas tecnologias: "Hoje o cliente pode chegar a uma loja e procurar no smartphone o mesmo produto que está na vitrine. Se o preço for muito diferente, você perde o cliente".

O sócio da consultoria Praxis Business, Maurício Galhardo disse que dependendo do caso, compensa para o empresário assumir o prejuízo do produto de forma que a inflação não atinja o cliente. Para compensar é interessante o número de clientes aumente. Também é possível, diz Galhardo, trabalhar com preços mais altos que a concorrência, oferecendo outros diferenciais para atrair clientes.

Entre eles, o consultor destaca melhor atendimento ou entrega rápida: "Pesquisar diferentes fornecedores e negociar melhores preços faz parte da estratégia básica para o empresário", diz o consultor do Sebrae-SP Salvador Cerrato.

Com informações do site cozinhaprofissional.com.br

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