sexta-feira, 31 de maio de 2013

Conheça alguns erros comuns cometidos por empresários na hora de gerir a empresa


Gerir uma empresa não é fácil, e alguns empreendedores ainda cometem erros na hora de gerir o negócio que comprometem o crescimento, ou em alguns casos, a sobrevivência da empresa. A UOL consultou alguns especialistas a respeito e eles identificaram alguns problemas que poderiam ser evitados e que fazem muita diferença. São coisas como desconhecer o público-alvo, ter excesso de otimismo, subestimar os concorrentes e não alterar o planejamento quando necessário.

Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo) diz que o documento mais importante para gerir uma empresa é o plano de negócios. Nele deve constar os objetivos do negócio, previsões de investimento, vendas, faturamento e lucro líquido, além de informações sobre o mercado, concorrência, clientes e fornecedores.

"O plano de negócios é um direcionador. Vai dar uma visão mais clara ao empresário se o negócio é viável ou não. Ele aponta obstáculos no caminho da empresa e minimiza as incertezas", afirma o consultor do Sebrae-SP.

Empresa precisa definir o público alvo

Para Fabiano, a empresa precisa definir o seu público alvo logo no início, pois senão acaba “atirando para todos os lados”, não criando laços com o cliente. 

Segundo o consultor, o empresário deve conhecer os hábitos de consumo do público, precisa definir idade, sexo, classe social, localização e até religião de seus clientes, quando for estratégico para a empresa.

"Se o público-alvo de uma empresa for os judeus, por exemplo, talvez não seja interessante funcionar aos sábados, durante o 'shabat', um dia de descanso para eles em que muitos nem saem de casa", afirma.

Excesso de otimismo esconde obstáculos 

Para o coordenador-adjunto do centro de empreendedorismo e novos negócios da FGV (Fundação Getulio Vargas), Marcelo Aidar, ser otimista demais durante o planejamento pode encobrir problemas que inviabilizam a abertura da empresa.

Alguns empreendedores costumam achar que o mercado é mais favorável do que a realidade e acabam fazendo previsões ambiciosas de vendas. O recomendável, segundo Aidar, é fazer projeções com valores mais baixos.

"É melhor ser surpreendido com um faturamento maior em vez de um menor", diz.

O professor da FGV declara, ainda, que subestimar a concorrência pode ser fatal para um negócio. "Se o empresário não sabe quem são e onde estão seus concorrentes, ele dificilmente vai ser diferente ou ganhará espaço no mercado."

Para Aidar, a pesquisa sobre a concorrência pode ser feita tanto na internet como nas ruas próximas de onde a empresa vai se instalar. "O empreendedor pode entrar [no estabelecimento], ver como é o atendimento do concorrente e quais brechas podem ser aproveitadas."

Projeto pode sofrer alterações

Segundo Luiz Manzano, o gestor de busca e seleção de empreendedores da Endeavor, instituição sem fins lucrativos de apoio ao empreendedorismo, outro erro comum é quando o empresário faz planos imutáveis.
Manzano conta que toda empresa passa por imprevistos e que nem sempre tudo sai como planejado, e por isso,  o plano de negócios precisa ser revisto constantemente para ter alternativas quando se precisar. "O plano de negócios é como um mapa. Se você percebe que há um obstáculo adiante, você pode mudar o trajeto e ir por outro caminho", completa.

Com informações do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário