quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pretende começar um restaurante? Veja algumas dicas




Não é qualquer um que consegue ser empresário, o empreendedorismo requer grande esforço por parte de todos, mas as recompensas são imensas. Entretanto, o planejamento evita os riscos e dá maior segurança. Se tratando de investimento em um restaurante a história não é diferente. Antes de abrir seu próprio restaurante existem muitos aspectos que precisam ser analisados para assegurar o seu sucesso.  Abaixo você encontra uma lista de dicas que vai ajudá-lo nesse processo.

1 – Decidindo de ser dono de um restaurante é certo pra você

Ser dono de restaurante é difícil, requer trabalho duro, dedicação e paciência, por isso não pense que é um mar de soas por que não é. Pergunte a qualquer um que esteja no ramo de alimentação e eles lhe dirão as longas horas que dedicam a seu negócio. Estude todos os processos que envolvem abrir e gerenciar um restaurante e veja se você aguenta o que virá.

2 – Decidindo o conceito do seu restaurante

Escolha com cuidado o conceito do seu estabelecimento, existem pessoas que querem abrir um restaurante para servir o tipo de comida que eles gostam de cozinhar, em uma atmosfera que eles se sentem confortáveis. Porém é necessário ficar atento, pois um restaurante existe para atender ao gosto da clientela e não ao gosto pessoal do empreendedor. Existem também as pessoas que preferem investir em franquia, pois a mesma traz muitos benefícios, como o marketing, marca, etc. Entretanto, franquias não são baratas e caso você queira investir nisso é preciso ter um bom caixa.

3 - Escolhendo a Localização do seu restaurante.

Localização é vital para o sucesso de qualquer restaurante. Existem muitos fatores a considerar quando estiver procurando pela localização perfeita do seu restaurante, incluindo o tipo da população do local, empresas no local e a acessibilidade.  Quando você encontrar a localização perfeita, você precisa se assegurar de negociar o melhor contrato possível para seu restaurante. Contratos com menos de 3 anos podem ser arriscados para quem busca prosperidade do negócio.

4 - Escrevendo o Plano de Negócio.

Se precisar buscar crédito no mercado se prepare para um entrevista com o banco, você precisará fazer o trabalho de casa. No seu plano de negócio é onde você irá descrever seu restaurante e como você planeja fazê-lo lucrar, mostrará para seu financiador o que você quer com o negócio. Esteja certo que chegará no banco com todos os documentos necessários, como declaração do imposto de renda, taxas de retorno, e qualquer outro documento que o banco solicitar. O plano de negócios é importante não somente para o banco, mas para o próprio empreendedor, pois é através do plano de negócios que se chegará à conclusão da viabilidade do negócio.

5 - Encontrando o nome perfeito para o restaurante.

Lembre-se que o nome escolhido deve ter conexão com o estilo do restaurante (japonês, mexicano, italiano, chinês,etc.) Jamais fuja dessa regra. Outro fator importante a considerar é a complexidade do nome, muitos clientes ficam frustrados quando gostam de um restaurante, mas não conseguem lembrar o nome, por isso, estabeleça um nome fácil para seu estabelecimento.

6 - Escolha do Menu

O seu Menu é uma das partes mais importantes do restaurante. É ele definirá a essência do seu restaurante e será um dos principais motivos para seus clientes voltarem. O layout e o design é tão importante quanto o que está no Menu.  Evite Menu com designs amadores, como com cliparts, xerocados ou feitos a mão. Finalmente, saiba como precificar o seu menu e isto o ajudará a ter uma margem de lucro realista e condizente com seu negócio.

7 - Contratando Pessoal para o Restaurante

A equipe é muito importante durante a implantação do seu restaurante, e são eles quem darão as impressões sobre seu estabelecimento, por isso contrate pessoal já com experiência. Deixe para treinar pessoas inexperientes quando sua empresa já tiver firmada no mercado. Comida boa perde muito se o apelo for acompanhado por um serviço ruim.  Experiência conta para posições importantes como chefe de cozinha, gerente, e bartender. Pense nisso.

8 - Equipando seu Restaurante.

Equipar a cozinha do seu restaurante, o salão e o bar é o que vai consumir a maior parte do seu orçamento. Se o seu bolso não permite procure por equipamentos usados. É importante entender dimensionar bem quais e quantos equipamentos serão necessários, evitando assim cair na armadilha de comprar equipamentos e móveis desnecessários, que podem sair do seu orçamento. 

Com informações da http://gestaoderestaurantes.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário