segunda-feira, 6 de junho de 2011

Google, Yahoo e Bing se unem para melhorar esquema de buscas

Os gigantes da busca anunciaram o lançamento do schema.org, uma iniciativa que tem como objetivo criar um vocabulário comum de esquemas. Esquemas, de acordo com o próprio site, são tags HTML que os webmasters podem usar para marcar suas páginas e que são reconhecidas pelos buscadores. Sites como Google, Yahoo e Bing irão confiar nessas marcas para apresentar melhores resultados de busca, tornando mais fácil para o usuário encontrar a página certa, isto é, que realmente deseja.

Muitos sites são feitos em cima de estruturas de dados, que normalmente são armazenados em data centers. Quando esses dados são formatados em linguagem HTML - das páginas na internet - torna-se difícil recuperar essa estrutura de dados. Com as marcações, fica mais fácil para os buscadores compreenderem as informações das páginas na web. Para quem desenvolve, é igualmente interessante ter seu site melhor compreendido por Google, Yahoo e Bing e, sendo assim, ser mostrado mais de acordo com a busca feita pelo usuário.

Além de consolidar os esquemas para categorias que já existem, schema.org também apresenta esquemas para mais de uma centena de novas categorias, incluindo filmes, música, organizações, programas de TV, produtos, lugares e muito mais, todos com exemplos.

A notícia, para o público leigo pode não interessar, mas para webmasters e demais profissionais envolvidos no desenvolvimento de sites um vocabulário comum aos sites de busca interessa, e muito. É a internet mostrando que mesmo a concorrência pode se unir para criar algo maior.

Mais informações em http://schema.org/.

Com informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário