quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia Mundial do IPv6: saiba mais e teste seu computador

Esta quarta-feira, 8 de junho, marca o Dia Mundial do IPv6, data em que se experimentará, em escala global, o novo protocolo de internet. No Brasil, o dia de testes do IPv6 começa às 21h desta terça, encerrando-se às 21h da quarta (8). Durante 24 horas, importantes provedores de sconteúdos web vão oferecer seus serviços utilizando tanto o IPv4 quanto o IPv6. Ainda que possa haver complicações pontuais, a Telefônica estima que apenas 0,05% dos internautas podem registrar algum problema de acesso à rede durante o período de testes.

O Terra é o primeiro portal brasileiro a se comprometer com o Dia Mundial do IPv6. Também integram a iniciativa outros grandes players do mercado como Google e Yahoo, provedores de serviços internet, fabricantes de dispositivos e sistemas operacionais e operadores de rede, que pela primeira vez colaboram para detectar as possíveis falhas no funcionamento do IPv6 e fazer com que os usuários tomem consciência da iminência da mudança que acontecerá na rede.

Poucos endereços

Em países como a China - onde a internet está crescendo muito rapidamente -, ou Japão, entre outras nações asiáticas e africanas a mudança é um tanto mais urgente, já que são lugares com poucos endereços IP designados.

E o dia de testes não reflete nenhum improviso: trabalha-se no desenvolvimento do IPv6 desde 1992 e desde 1999 existe o IPv6 Forum. A Internet Society coordena o teste mundial do IPv6.

Os engenheiros criaram um sistema denominado NAT para que os usuários dos números do IPv4 possam acessar os sites desenvolvidos com o novo protocolo IPv6, mas advertem que não poderão contar com todas as novas funcionalidades.

Os novos clientes das operadoras serão os primeiros a se beneficiar da nova numeração e dos novos roteadores, mas para os usuários mais antigos se prevê um período de transição longo. Além disso, os novos clientes com endereços IPv6 também contarão com um sistema para poder acessar páginas web desenhadas em IPv4.

O novo protocolo é imprescindível para que a internet siga crescendo, já que em fevereiro último a corporação que define os números da internet (a Icaan) anunciou que os últimos cinco blocos de endereços de acesso do protocolo atual (IPv4) terão se esgotado ao final deste ano.

Com informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário