sábado, 25 de junho de 2011

EUA: empresa cria máquina que permite corrigir foco após o clique

Antes do fim do ano será possível tirar fotografias sem se preocupar com o foco, pois a nitidez da imagem será decidida depois do clique graças a uma tecnologia de uma jovem empresa americana, a Lytro.

"Uma Lytro pode te ajudar a lembrar melhor o que aconteceu na festa do último fim de semana", explicou a empresa em seu blog. "Além disso, pode ajudar a identificar esse cara que oferece tatuagens gratuitas no estilo presidiário", acrescentou, ao descrever em tom bem humorado as propriedades da máquina.

A empresa foi fundada por Ren Ng, cujo trabalho de doutorado na Universidade de Stanford, há oito anos, levou ao que apresenta como a primeira máquina fotográfica que capta o campo luminoso de uma cena na íntegra. Um programa de computador permite usar, então, os dados de luminosidade para mudar os pontos de nitidez e de foco nas imagens digitais, destacou a empresa californiana.

Fotógrafos já testaram alguns protótipos e as pessoas interessadas podem se inscrever no site da empresa, que tenta calibrar o interesse que a inovação pode suscitar. "Nossa missão é mudar para sempre a fotografia e fazer das máquinas tradicionais coisa do passado", disse Ng em seu blog.

Com informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário