segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Desempregado agarra oportunidade e vira dono de 15 franquias da Minds

Hoje, Fabiano Castro tem negócios espalhados por 10 estados brasileiros. Meta do empreendedor é abrir mais cinco operações até o fim de 2015


A história de Fabiano Castro, 38 anos, serve de inspiração para quem deseja largar tudo e começar do zero. Após meses desempregado, o empreendedor de Ribeirão Preto, cidade a 310 quilômetros de São Paulo, viu no ensino de idiomas a chance para mudar de vida. Hoje, é dono de 15 franquias da escola de inglês Minds, espalhadas pelo Norte, Nordeste e Sudeste do país.

As dificuldades começaram aos 22 anos, quando Castro assumiu a responsabilidade da família após a separação dos pais. Sem dinheiro para continuar o curso de administração de empresas, ele encontrou uma oportunidade na seção de classificados de um jornal: uma vaga de assessor de marketing em uma escola de idiomas. Quatro meses depois, já empregado e com desempenho elogiado, foi promovido a gerente distrital, o primeiro cargo executivo da empresa. “Quando entrei, ninguém acreditava em mim. Mas eu tive força de vontade. Eu precisava do emprego. Se eu não trabalhasse, ninguém em casa comia”, afirma.

Quase um ano depois, Castro recebeu a oferta de abrir, em São Paulo, uma escola da rede em que trabalhava. Sem pensar duas vezes, fez as malas e foi para a capital. Três meses depois, a escola já contabilizava 600 alunos.

Foram dois anos e duas unidades da escola em São Paulo. Mas a vida estável na capital não era o bastante para Castro. Foi, então, durante uma conversa com seu sócio em um bar da capital paulista, que a ideia de abrir uma franquia da Minds, escola de idiomas do mesmo grupo daquela em que trabalhava, surgiu. “Segui a minha intuição. Em São Paulo eu ia crescer. Mas fui para o Norte acreditando que o progresso ia ser bem mais rápido que no Sudeste. E foi exatamente isso que aconteceu”, afirma.

Religioso, Castro decidiu que a cidade a abrigar sua franquia seria Belém (PA), após diversas orações. Cinco dias após a escolha, viajou para a nova cidade. “Pesquisei o mercado e confirmei o que previa. Há treze anos, Belém era uma cidade carente no negócio e não havia concorrência.”

Apesar da coragem, vender tudo o que tinha e começar do zero não foi nada fácil. “Tudo que eu ganhei em São Paulo, eu investi na nova franquia. Sem dinheiro, fiquei um ano e dois meses sem voltar para Ribeirão Preto e visitar minha família”, diz. 

A primeira franquia da Minds em Belém surgiu em 1999. Desde então, outras 14 unidades apareceram, sendo mais três no Pará: duas em Belém e uma em Barcarena, na região metropolitana da capital. Foram também três em São Luís (MA). O empreendedor tem ainda operações em Teresina (PI), Palmas (TO), Natal (RN), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). 

Sobre apostar em 15 unidades da Minds, em vez de diversificar o negócio, Castro se justifica com a credibilidade da marca. “Eu acredito no negócio e no suporte que eles me oferecem. Além de franqueado, sou diretor de marketing das minhas franquias e de mais 10 operações da Minds”, afirma.

Hoje, com cerca de 800 funcionários e nome reconhecido no mercado, Castro se dedica, também, ao trabalho voluntário. O empreendedor abriu em Ananindeua (PA), cidade a 19 quilômetros da capital do estado, uma capela e um projeto social, onde jovens a partir de 17 anos fazem cursos profissionalizantes e de inglês, além de receberem cestas básicas. “A ideia do projeto surgiu em 2010, quando permaneci quatro meses internado por causa de uma infecção bacteriana. Daquele dia em diante, resolvi fazer algo aos outros”, diz.

Para o futuro, Castro deseja terminar seu curso de administração de empresas e abrir mais cinco franquias da Minds até 2015.

Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário