sexta-feira, 29 de agosto de 2014

7 regras de ouro para a comunicação entre empreendedor e funcionário


Segundo especialista, uma gestão efetiva é uma gestão afetiva. Saiba o que fazer para evitar ruídos


Dificuldades na comunicação entre chefes e subordinados são um grande obstáculo na gestão de um negócio. A falta de diálogo pode levar um diretor a não compreender direito o que seu colaborador está fazendo. Por outro lado, talvez o funcionário não tenha entendido uma tarefa da melhor maneira, por exemplo. Uma simples falha como essa pode levar a grandes problemas para uma empresa. Mas tais ruídos – e muitos outros – podem ser evitados de uma maneira simples: por meio da comunicação. Às vezes, uma rápida troca de olhares pode evitar uma crise.

Segundo Daniel Costa, consultor especializado em endomarketing e comunicação interna, os gestores devem se habituar a práticas que tornem o diálogo mais direto e efetivo. Ele é o autor do livro "Não existe gestão sem comunicação". A publicação traz, por meio de textos dinâmicos e gráficos explicativos, dicas de motivação, recursos humanos, produtividade e tendências. No capítulo destinado à comunicação entre empreendedores e seus funcionários, Costa lista sete dicas "de ouro" para evitar ruídos e mitigar riscos. Confira:

1) Começa com você
Segundo Costa, de acordo com seus anos de experiência em consultoria, os grandes problemas de comunicação de uma empresa não estão relacionados a processos e hábitos. Na verdade, a causa está no desempenho dos líderes e do quanto eles exercem o papel de comunicadores das empresas. "A mudança sempre começa de cima. Ou os líderes mudam ou mudam os líderes", afirma o especialista.

2) Use Rivotril
Não, Costa não recomenda o uso de medicamentos de tarja preta. Mas, segundo ele, é essencial que o empreendedor controle a ansiedade. Na análise de ambientes corporativos, o consultor percebeu a necessidade de que as tarefas sejam realizadas "para ontem". Com tanta coisa para fazer, a comunicação cessa e todo mundo sai fazendo as tarefas. Só que a falta de diálogo causa perda de tempo na execução – afinal, o colaborador nem sabe direito o que precisa fazer –, o que leva ao retrabalho. Por isso, apele ao "calmante do endomarketing": saia de trás da mesa, vá até sua equipe. É em campo que se pode ver o que funciona e o que não dá certo na empresa.

3) Aprenda a dar feedback
Segundo pesquisa feita por Costa nas centenas de empresa para as quais prestou serviços, o ponto mais fraco dos gestores brasileiros diz respeito ao feedback. Segundo o especialista, uma conversa face a face é uma preciosa oportunidade para saber o que precisa ser melhorado.

4) Não "terceirize" a comunicação
É importante que o gestor assuma a tarefa de falar com seus funcionários. Um chefe que se relaciona com todos os níveis hierárquicos de uma empresa estimula o engajamento. Outro ponto importante: trate todos da mesma maneira, não importa a função

5) Saiba ouvir
De acordo com o especialista, a capacidade de fala de uma pessoa é diretamente relacionada à sua capacidade de ouvir. "Da mesma forma que um bom escritor lê bastante, fala melhor quem escuta mais", afirma. O empreendedor que presta atenção no que seus comandados falam ainda acumula informação – dados preciosos que podem ser usados como um recurso. 

6) Na hora de escutar, seja atencioso
Costa afirma que o empreendedor deve destinar atenção total aos funcionários que o procurarem. "Não se pode ouvir alguém enquanto está, por exemplo, mandando um e-mail. Em vez de realizar duas tarefas, o chefe não faz nada. No fim, essa comunicação truncada leva ao retrabalho."

7) Esqueça das reuniões improdutivas
Administrar o tempo é essencial no trabalho. Essa perda da produtividade é ligada às reuniões, já que boa parte do expediente é gasta nesses encontros, que quase sempre são improdutivos. "A reunião começa com atraso, termina fora do horário, falta com objetividade ou dura mais que o necessário", diz Costa no livro. O especialista afirma que os encontros não são um canal de comunicação e devem ser usados como ferramenta de trabalho ou fórum para tomadas de decisão.

Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios 



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