quinta-feira, 11 de setembro de 2014

4 conselhos de quem chegou a um dos postos mais altos do Cirque du Soleil

Imaginem o que é cuidar de uma organização com mais de 5.000 empregados, em sua maioria artistas de 50 nacionalidades diferentes, num ambiente onde são faladas mais de 25 línguas


Cirque du Soleil. Certamente, muitos já ouviram falar, mas poucos sabem a mega estrutura que essa gigante empresa canadense do entretenimento possui. Imaginem o que é gerir uma organização com mais de 5.000 empregados, em sua maioria artistas de 50 nacionalidades diferentes, num ambiente onde são faladas mais de 25 línguas.

Para compreender mais sobre esse mega empreendimento, participei da aula inaugural da Faculdade de Direito da Universidade de Montreal, que para a palestra de abertura do ano acadêmico trouxe um de seus ex-alunos de atuação expressiva, o vice-presidente e responsável pelo departamento jurídico e contratual do Cirque du Soleil, René Khayat.

Aquela que deveria ser uma palestra para estudantes de Direito foi na realidade uma fala com dicas acadêmicas e sobretudo com conselhos de vida. Mais de 500 jovens ouviam atentamente às suas experiências.

O que René gostaria de ter sabido antes de iniciar seus estudos? Este foi o tema que norteou seus 20 minutos de fala.

Ame o que você faz

Parece clichê, mas é um ponto comum entre todas as pessoas bem sucedidas e sobretudo felizes. René fez faculdade de Psicologia e se deu conta de que esse não era seu caminho, então seguiu sua intuição e optou por cursar Direito. Porém, suas primeiras experiências profissionais como advogado também não o deixavam feliz, de modo que mudou de empresa várias vezes. Até que encontrou o Cirque du Soleil, onde uniu o conhecimento técnico do Direito à cultura, campo pelo qual é apaixonado.

“É necessário refletir sobre o que se ama”, ou seja, um bom exercício de autoconhecimento é indispensável para saber qual profissão trilhar e o critério é o amor, e não o dinheiro, o status etc.

É necessário trabalhar forte para atingir os resultados que queremos

O resultado que te satisfaz é proporcional à energia positiva investida. Se o trabalho for forçado, não estamos na boa direção. A energia negativa, que é o investimento na direção que não é nossa, nos deixa vazios, afirma René. É necessário buscar uma carreira que estimule a ir longe.

Não precisamos ter uma memória incrível para decorar tudo

Como nunca teve uma memória excelente, René relatou as crises que tinha durante a faculdade, pois não conseguia decorar os códigos de leis e tantos outros conteúdos. “Até livros de como ter uma boa memória eu comprava”. Mas a crise passou quando se deu conta de que era necessário entender, e não decorar. “Se você compreender, irá se lembrar”. Isso vale para as leis e também para outras áreas do conhecimento.

Importância da redação

70% do trabalho de René é redigir contratos para o Cirque du Soleil. E o que é escrever contratos? É prever os resultados futuros, é refletir sobre todas as consequências para a empresa em que você trabalha. Isso também é crucial para o administrador.

Não subestime a importância da área jurídica de uma empresa

Sem uma correta formalização jurídica, o risco empresarial aumenta. A intuição do empreendedor deve andar de mãos dadas com a expertise jurídica, pois como conclui o decano da Faculdade de Direito da Universidade de Montreal, Guy Lefebvre, “René permite que sonhos se realizem”.

Ah! E como notícia quente, “Avatar” é o tema do espetáculo do Cirque du Soleil de 2015, em uma coprodução com James Cameron.

Fonte: Administradores 



Nenhum comentário:

Postar um comentário