sexta-feira, 8 de agosto de 2014

8 dicas para equilibrar vida pessoal e trabalho – e ainda ganhar bem

Confira segredos de empreendedores para administrar seus negócios e ainda ter tempo para viver longe do escritório


Para um empreendedor, criar um negócio e ganhar um bom dinheiro é um dos objetivos principais da vida. Se, além do sucesso profissional, a vida pessoal estiver nos trilhos, fica difícil ter do que reclamar. O problema é que, com tanta dedicação ao trabalho, pode faltar tempo para  família e amigos. Pior, "pepinos" do trabalho podem surgir no meio de compromissos pessoais.

Para muitos, não adianta muito ter sucesso no escritório e ser um fracassado em casa. De fato, um estudo realizado pela consultoria Accenture apontou que o fator determinante para o sucesso é o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho – dinheiro, reconhecimento e autonomia são menos importantes, de acordo com o levantamento.

Em um artigo no LinkedIn, o empreendedor e escritor Ilya Pozin listou os segredos de empreendedores para ter uma vida equilibrada. Confira:

1) Não use o Facebook para o trabalho
Segundo Laura Roeder, da LKR Social Media, é importante separar contatos profissionais dos pessoais na internet. Há redes sociais para os dois grupos. Aceitar um parceiro comercial no perfil do Facebook pode ser ruim – ele pode ter acesso a uma faceta diferente do empreendedor e não gostar do que viu. Da mesma forma, usar o perfil para anunciar produtos e serviços da sua empresa pode irritar seus amigos. Crie uma fanpage da empresa no Facebook, ou leve-a para o LinkedIn. Assim, quem quiser saber mais sobre a companhia vai receber informações.

2) Faça um cronograma da sua vida
É muito comum ouvir sobre a importância de planejar o que será feito em um dia de trabalho. Para Doug Bend, do Bend Law Group, o ideal é estender o cronograma para a vida inteira. "Marque encontros, atividades familiares e férias. Você terá algo de interessante para fazer e motivação extra para terminar suas tarefas e aproveitar a vida", afirma.

3) Obedeça aos prazos
Para Mark Krassner, valorizar a produtividade foi essencial para equilibrar trabalho e vida pessoal. "Já deixei minha empresa se sobrepor à minha vida porque nunca havia estabelecido limites. Planos com a namorada, família e amigos eram sempre adiados ou cancelados por estar preso no escritório. Depois de um tempo, percebi que esse comportamento afastou muita gente importante de mim. Por isso, tomei a decisão de sempre começar e terminar as coisas no tempo certo. Ajudou tremendamente", diz o empreendedor, criador da Knee Walker Central.

4) Tenha várias paixões
Boa parte dos empreendedores, na busca pelo sucesso, estabelecem uma relação muito próxima da paternal com seus negócios. Para eles, trabalhar não é ruim – pelo contrário. "Tenha amigos e encontre atividades que sejam tão estimulantes para você como a sua companhia", afirma Jon Cline, da RokitSEO. "Assim, com paixões nos dois lados da balança, fica mais fácil atingir o equilíbrio."

5) Medite
"A meditação permitiu que eu pudesse me desconectar do trabalho assim que chegassem em casa. Há aplicativos, como o Headspace, que oferecem um 'curso inicial' perfeito para quem nunca meditou", diz Kim Kaupe, da ZinePak.

6) Lembre-se de que você é o chefe
Para Amanda Barbara, da Pubsluch, o empreendedor pode se tornar amigo de seus funcionários. Mas é preciso ter postura, não importa o lugar. "É preciso se lembrar que você é o chefe deles. Seja responsável e você sempre será respeitado. Assim, você pode transformar colaboradores em amigos e não perder o controle da empresa."

7) Desconecte-se
Na opinião de Matthew Moisan, da Moisan Legal, é difícil separar trabalho e vida pessoal nos dias de hoje. Como estamos sempre conectados, a única maneira de não ter compromissos pessoais interrompidos é desligando o celular.

8) Encontre uma razão para sair do escritório
Para sair do escritório em um horário aceitável, Logan Lenz, da Endagon, pensou em uma simples solução: marcar um compromisso familiar todos os dias da semana. Com isso, Lenz eliminou distrações para entregar tudo na hora e não decepcionar as pessoas que ama.

Fonte: Revista Pequenas empresas e Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário