terça-feira, 12 de agosto de 2014

4 lições de uma franquia de sucesso

A rede Multicoisas faz uma seleção rigorosa dos franqueados e investe em treinamento e em acompanhamento para ampliar os bons resultados das lojas

                                

Com 170 unidades franqueadas e quatro lojas próprias, a rede Multicoisas comemora em 2014 três décadas de estrada. A franquia, que vende utensílios para casa e material para consertos domésticos, foi fundada em 1984 pelo casal Lindolfo e Elza Martin, na cidade de Campo Grande (MS). Desde então, expandiu-se pelo país, criou uma universidade corporativa e investiu na seleção e no relacionamento com os franqueados. Em 2011, a rede foi considerada a Franquia do Ano no prêmio As Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e, neste ano, ganhou o prêmio de Franqueador do Ano, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O diretor presidente da Multicoisas, Sandro Benelli, e o diretor de expansão da rede, Nelson Okama, apontam quais são os segredos da marca e as lições para construir uma franquia de sucesso.

1. Invista na seleção dos franqueados
A rede é rigorosa na escolha de seus parceiros. O objetivo é evitar surpresas, tanto para o candidato quanto para a marca. “Saber se a pessoa se identifica com o nosso negócio é essencial”, afirma Benelli. Primeiro, o empreendedor faz um cadastro pela internet. Se existe a possibilidade de a Multicoisas abrir uma unidade na sua região de interesse, ele recebe uma notificação. Depois, é convidado a participar de uma apresentação e de uma entrevista.

Cada potencial franqueado também passa por um test-drive – são dois dias de imersão na loja piloto da rede, em Campo Grande. “Nessa ocasião, o gerente da unidade mostra os bastidores do negócio”, diz Okama. O candidato aprende sobre os processos relacionados a compras, estoques e pessoas e também interage com os clientes. “Se, no final, mesmo com os joelhos doloridos de tanto abaixar diante das prateleiras, o futuro franqueado ainda acredita no negócio, aí sim seguimos adiante”, afirma Okama. Depois de sete dias, as duas partes decidem se o relacionamento resulta na assinatura do contrato.

2. Contribua para a formação dos membros da rede
Depois de serem aprovados no processo de seleção, o novo franqueado e a sua equipe são convocados a participar de aulas na Universidade Multicoisas. Com cursos a distância e aulas presenciais, a instituição também oferece cursos de atualização para quem já faz parte da rede. Essa reciclagem de conhecimento contempla diferentes áreas ligadas ao negócio. “Queremos que o dono da loja tenha uma boa formação comportamental. Além de saber trocar um cano, ele precisa conhecer questões tributárias e atender às demandas dos funcionários”, diz Benelli. 

3. Acompanhe o desenvolvimento das lojas
Outra característica da rede é o acompanhamento frequente da gestão das lojas franqueadas. “Não esperamos problemas graves aparecerem para então dar apoio aos nossos fraqueados”, afirma Benelli. Além de um canal de dúvidas disponível pela plataforma interna da empresa, a rede aponta um gestor responsável para cada 15 lojas. Essa pessoa recebe contatos pela web e também faz visitas às unidades. “Quando o problema pede, o gestor pode, inclusive, passar alguns dias no local para dar suporte ao franqueado”, diz o diretor presidente da rede.

4. Estabeleça metas coerentes com os seus objetivos
Em 2014, a Multicoisas planeja abrir mais 25 franquias. “Esse número reflete a qualidade do serviço que queremos prestar. Não adianta abrirmos 100 lojas se 70 delas correrem o risco de fechar depois de um ano”, afirma Benelli. Segundo ele, o rigor na seleção dos franqueados tem mais uma boa consequência: a rede não precisa ter gestão de repasse de unidades. “Não fechamos uma loja há mais de dez anos e devemos isso ao bom relacionamento que construímos com nossos franqueados nesses 30 anos.”

Fonte: Revista  Pequenas Empresas e Grandes Negócios 


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