terça-feira, 19 de agosto de 2014

9 dicas essenciais para jovens empreendedores

Saiba o que é importante para prosperar. Grande parte dos itens também é útil para qualquer pessoa que queira abrir um negócio


A trajetória de uma empresa rumo ao sucesso é repleta de obstáculos. Além do requisito mais básico para a prosperidade de um negócio – criar algo para pessoas dispostas a usar seu produto ou serviço – há uma série de fatores que podem atrapalhar um empreendimento.

Para quem é mais novo, é preciso ter ainda mais cuidado: o ímpeto típico da juventude traz aspectos bons e ruins. Ao mesmo tempo em que a energia interfere de forma positiva na motivação do empreendedor, ela também pode levar à pressa em crescer e queimar etapas no processo de expansão, o que pode ser prejudicial.

Em coluna no site da revista "Entrepreneur", o empreendedor americano John Rampton listou dicas de empreendedorismo para quem é jovem, mas já quer criar o próprio negócio. No entanto, boa parte dos itens traz informações úteis para empreendedores de qualquer idade. Confira:

1) Faça o que você gosta
Segundo Rampton, o passo principal é atuar em uma área que seja atraente. Quem faz o que ama tem uma grande vantagem: em tempos difíceis, é a paixão que mantém o empreendedor de pé.

2) Não "abrace o mundo"
Na juventude, o cérebro funciona a mil. Por isso, várias ideias possam surgir – de projetos de empresa diferentes, inclusive. Mas é importante direcionar suas energias para apenas uma ideia. Segundo Rampton, quem se divide em múltiplas frentes pulveriza recursos e produtividade.

3) A internet é uma mina de ouro
A rede tem inúmeras fontes de informação. Pela web, você pode entender como montar uma empresa, se comunicar com outros empreendedores e encontrar dicas de gestão.

4) Encontre um mentor
Ao ter uma pessoa por perto para guiar seus passos, você encontra a experiência necessária para empreender e uma rede de contatos que, no futuro, pode ser decisiva no crescimento da empresa.

5) Cuide de sua saúde
Rampton afirma que sabe muito bem como são os jovens empreendedores: eles se acham indestrutíveis. Mas não são. Se você não se cuidar, pode ser que você não aproveite o crescimento da sua empresa. Por isso, faça refeições saudáveis e durma bem. Não se esqueça de fazer exercícios: além de fazer bem à saúde, a atividade física é uma grande aliada na luta contra o estresse.

6) Use a lógica
A empolgação em abrir uma empresa pode fazer uma pessoa abdicar de um dos recursos mais elementares da natureza humana: o pensamento lógico. Além de delimitar seu público-alvo, saiba que vários pontos são importantes para o sucesso. Por exemplo, um empreendedor da área de moda não pode pensar que vai atingir toda a população mundial se ele vende apenas calças amarelas para hipsters. A escolha do ponto de venda também é fundamental. Um restaurante que funciona até tarde não pode ficar em um distrito comercial, em que todo mundo vai embora depois das 18h.

7) Saiba explicar seu negócio em uma frase
Por mais fascinante que seja a sua ideia, é importante saber explicar o que sua empresa faz em uma frase. Se você sofre para mostrar sua área de atuação, pode ser que sua ideia ainda não esteja boa. Além disso, clientes que não sabem o que uma empresa faz vão procurar a concorrência. Para investidores, a tendência é a mesma – ideias confusas não recebem aportes.

8) Você ainda precisa obedecer
Uma das razões que mais estimula o empreendedorismo é o desejo de não ter patrão. Acabou-se o expediente de oito horas diárias. Não é mais necessário ouvir ordens e obedecê-las, já que o chefe agora é você. Mas ainda há regras. Você tem que registrar sua empresa e pagar impostos. Pior: um dia de oito horas de trabalho pode ser substituído por horas sem dormir. E se antes, como empregado, você só pensava em você, agora é preciso cuidar dos funcionários, motivando-os e pagando os salários direitinho. A vida de empreendedor não é fácil.

9) Não tenha medo de desistir
Rampton diz que 90% de seus projetos falharam logo no início. Segundo ele, isso é normal. Só que muita gente tem medo do fracasso e posterga o fechamento de uma empresa. Para o colunista, é importante praticar o desapego – não deu certo, diga adeus. Fracassar é aprender. A cada novo projeto que você comece, serão menores as chances de cometer os mesmos erros.

Fonte: Revista Pequenas Empregas e Grandes Negócios 

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