quinta-feira, 10 de julho de 2014

Conheça 9 aplicativos desenvolvidos no Brasil que fazem sucesso


Os usuários brasileiros de smartphone utilizam todos os dias dezenas de apps diferentes, mas o que muitos deles não sabem é que boa parte destes programas se tratam de ideias originais desenvolvidas por outros conterrâneos. Segundo dados oriundos da própria Apple, o Brasil é o país “emergente” que mais utiliza aplicativos nacionais.

Para comemorar este dado, o TecMundo decidiu criar uma pequena lista com o que acreditamos que sejam os melhores, mais úteis e também os mais populares apps criados por desenvolvedores brasileiros. Optamos por esta variedade de critérios para não repetir aplicativos com os mesmos temas.

Outro fator importante para a composição da lista foi a decisão de não ocupá-la com pequenas facilidades mecânicas, como o app que coloca o dígito 9 na frente de todos os seus números. A lista foi colocada em ordem alfabética e a posição de cada aplicativo não representa a qualidade deste.

1. Easybeer

O Easybeer é um aplicativo que pode salvar a sua festa ou seu churrasco de final de semana com os amigos. Ele tenta responder as grandes perguntas destes momentos: onde comprar a cerveja? E onde ela estará mais barata? Este app brasileiro pega a sua localização no momento do acesso e a utiliza para indicar onde comprar cerveja por um preço menor na sua região.

A ideia atrás do Easybeer é criar um aplicativo colaborativo onde os diferentes usuários poderão informar o preço das cervejas nos locais. Se você encontrar uma promoção em determinado mercado, basta acessar o app e colocar os detalhes sobre ela, sempre de maneira simples e quase sem esforço. Este aspecto comunitário é tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, afinal é possível que a sua região ainda não apresente tantas informações sobre os mercados locais. Para resolver isso, comece você mesmo a adicionar preços ao banco de dados, incentivando o crescimento da comunidade na sua cidade.

Com este aplicativo você escolhe o raio de alcance a ser buscado, com distâncias que variam entre 5 km e 30 km. Você também poderá escolher suas marcas favoritas para um resultado mais preciso. Por fim, o Easybeer também conta com diversas informações sobre as cervejas em seu acervo que vão lhe tornar um verdadeiro especialista.

2. Easytaxi

O Easy Taxi é um dos aplicativos mais populares e úteis do mercado. Ele basicamente permite que os passageiros peçam uma corrida por meio de seu smartphone e ainda selecionem com antecedência as formas de pagamento.

Além das facilidades, o Easy Taxi também conquista seu público devido as suas diferentes iniciativas que incluem: Free Taxi Day (ande de táxi de graça), Bibliotáxi (livros gratuitos nos táxis da empresa) e Se beber, vá de táxi (promove uma condução segura e responsável), entre outras campanhas e parcerias.

Outra vantagem do Easytaxi é a sua forma de pagamento exclusiva, que pode ser gerada a partir do smartphone do motorista e confirmada no aparelho do passageiro. O uso é simples e oferece mais segurança ao usuário e ao taxista, já que diminui o uso do dinheiro em papel e não exige a apresentação do cartão no ato do pagamento. Por estas razões, o Easytaxi tem sido copiado por dezenas de outros serviços aqui e em vários países.

3. FlexDroid

Este aplicativo foi criado para ajudar todas aquelas pessoas que possuem um carro Flex. Apesar de ser muito simples, o FlexDroid confere se é mais vantajoso abastecer o automóvel com Álcool ou Gasolina dependendo do preço de cada um.

Como um adicional, o aplicativo também localiza os postos mais próximos de você. Uma vez nele, basta você inserir o preço de cada um dos combustíveis e o software vai calcular qual deles será mais em conta em termos de custo total, ponderando o valor em relação a quilometragem que o veículo será capaz de fazer.

4. iFood

Se você ainda precisa ligar pelo telefone para pedir comida, ou fica remexendo os diferentes cardápios na sua casa, sinto lhe dizer, mas você está vivendo no passado. Aplicativos como o iFood desenvolveram um sistema inovador para que você possa pedir comida ao domicílio pela internet sem maiores complicações. Este aplicativo possui uma ampla base de restaurantes de todo tipo, e com poucos cliques você escolhe seus pratos e pode ficar tranquilo esperando a comida chegar.

Com o iFood, sem qualquer tipo de pagamento adicional, você faz seu pedido em milhares de restaurantes com rapidez e segurança. O aplicativo lhe permite navegar no cardápio e escolher o que quer pedir, além de conter diversas promoções exclusivas. Ele também possui outras facilidades, como a opção “Refazer pedidos”, na qual você navega pelos seus pedidos antigos e pode refazê-los quando quiser, com apenas um toque.

Todos os cardápios disponíveis no iFood são atualizados em tempo real e contêm informações precisas sobre preços, descrições e promoções de determinado restaurante. O aplicativo também conta com um sistema de transmissão que garante que os seus pedidos sejam confirmados em tempo real, evitando assim que você espere pelo seu lanche em vão.

5. Larica Total

O aplicativo Larica Total se diz o principal expoente do que é chamado de culinária de guerrilha. Baseado no programa de TV do mesmo nome, este aplicativo pode ser usado para lhe ajudar a criar todo tipo de bizarrice com os limitados ingredientes da sua cozinha. Basta colocar nele o que você tem em casa que o mesmo lhe oferecerá uma lista de receitas personalizada.

O Larica Total também é excelente para compartilhar suas experiências na cozinha, com um banco de dados que é alimentado diariamente pelos outros usuários. O aplicativo conta com os grandes clássicos da “gastronomia da vida”, como: o Frango-totalflex, a Moqueca de Ovo, o Misto-quente gratinado, o Hambúrguer Você e o inacreditável Sushi de Feijoada.

A interatividade do programa também é bem interessante, e todas as receitas enviadas por você, pelos outros usuários do Larica, chefs, cozinheiros e cozinheiras da guerrilha estão sujeitas a votação, ajudando você a escolher as suas preferidas. Também é possível compartilhar estas receitas únicas com seus amigos através das redes sociais.

6. Mãos no Volante

Este aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades com o objetivo de educar o motorista a não utilizar o celular enquanto ele estiver no volante. Uma vez baixado e instalado, basta acionar a tecla Iniciar para dar a partida no mesmo. Nas configurações você escolhe delimitar o tempo de bloqueio das chamadas, de acordo com o trajeto do motorista.

Para entender melhor como ele funciona, pensa no seguinte exemplo: um motorista sabe que vai chegar ao seu destino em 30 minutos e poderá programar o seu celular para não receber as chamadas durante esse período. O mesmo poderia ser executado ao desligar o aparelho, mas a vantagem é que qualquer pessoa que ligar para o motorista enquanto o mesmo estiver dirigindo, terá a sua ligação cancelada e, na sequência, receberá uma mensagem de texto informando que a pessoa está dirigindo naquele momento.

A mensagem pode ser personalizada pelo motorista, explicando o motivo para o não atendimento da chamada, que pode ser uma reunião, o trânsito ou qualquer outra razão da sua escolha. Sobre o recebimento de SMS, o aplicativo também bloqueia as notificações de mensagem, mas ele pode visualizá-las assim que desabilitar o programa. Apesar de ser considerado um aplicativo muito simples, ele pode ser bem útil para diversas situações.

7. Muambator

O Muambator é um aplicativo brasileiro dedicado a solucionar um problema tipicamente nosso, o constante atraso das encomendas do correio. Este foi efetivamente o primeiro projeto para notificação de pacotes e encomendas do Brasil, e ele não poderia ser mais simples em sua função: alertar qualquer mudança na trajetória dos seus produtos registrados até a sua chegada.

Para fazê-lo funcionar, basta baixá-lo e registrar uma encomenda. O Muambator é o jeito mais simples e prático para sanar a angústia causada pelos atrasos do nosso serviço de correio e de nossos postos alfandegários.

8. Qual Operadora?

Este aplicativo está aqui por duas razões: ele é extremamente útil e se encontra na lista de mais baixados há muitos anos. Sua função é descobrir a operadora de qualquer número celular ou fixo do Brasil, inclusive daqueles que fizeram portabilidade.

Ao baixar este aplicativo, ele vai atualizar toda a sua agenda com rótulos que informam a empresa vinculada a cada número. O “Qual Operadora? ” é simples, automatizado e vai lhe ajudar a aproveitar melhor todo tipo de promoção e benefícios de ligar para números da sua própria operadora.

9. Recomind Serviços

O Recomind é um aplicativo criado para que você encontre os prestadores de serviço que você procura: eletricista, designer, encanador, produtor de conteúdo e tantos outros profissionais liberais. Este app se propõe a ser a forma mais viva e simples de encontrar prestadores de serviços, com opiniões reais e atualizadas de outros clientes, incluindo amigos, familiares e vizinhos. A ideia é descobrir em poucos segundos se o marceneiro que você pretende contratar tem bom acabamento ou se o taxista que você precisa é pontual.

Originalmente uma ferramenta das redes sociais, o Recomind ganhou versões para iPhone e Android ao longo do desenrolar do projeto. Com estes apps você ainda usa o poder das redes sociais para aumentar as chances encontrar o profissional certo, criando um alerta com sua necessidade e recebendo indicações de quem já contratou e aprovou!

Os aplicativos gratuitos deixam os seus contatos de serviços sempre organizados. Além disso, eles também funcionam como uma versão simplificada do site oficial, de onde você pode realizar todas as ações oferecidas pela rede Recomind, como recomendar profissionais e escrever resenhas sobre os diferentes serviços.


Com informações do site TecMundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário