segunda-feira, 28 de julho de 2014

5 maneiras de expandir seu restaurante


Existem várias formas de financiar e estruturar o crescimento de uma empresa. Estas são as maneiras mais comuns utilizadas na área de alimentação fora do lar:

Capital e gestão próprios – Você ou sua empresa são proprietários do negócio. Neste cenário, você opera todas as novas unidades, normalmente sob um guarda-chuva que tem uma administração centralizada e apoio de gestão. Os gestores e acionistas permanecem os mesmos, apesar de você poder oferecer participação a investidores financeiros. Esse cenário funciona melhor quando não nenhuma necessidade de novidades na administração e quando o capital próprio é suficiente para a abertura de novas casas e o conceito não é propício ao sistema de franquia. Normalmente é uma empresa familiar.

Parcerias – Você assume na gestão e na sociedade parceiros com dinheiro, experiência e conhecimento do ramo. Existem maneiras de estruturar estas sociedades para que você mantenha o controle das operações e continue a ser o tomador de decisões do dia a dia do empreendimento. É vantajoso fazer parcerias com pessoas que tragam novos conhecimentos – aqueles que você não tem.
Não há nenhum motivo para trazer parceiros com as mesmas competências e habilidades que você já possui. Esta é uma oportunidade para equilibrar o seu “time” e ainda manter o controle do negócio.

Franquia – Você também pode crescer através de um sistema de franquia. Esta é uma estratégia extremamente complexa, e há muitas responsabilidades e requisitos legais com os quais terá que lidar. É preciso, também, dar suporte para os franqueados em operações, marketing, pesquisa, desenvolvimento e compras, para garantir o sucesso e integridade da marca. Também é necessário que você fiscalize todo sistema para garantir que o valor da sua marca seja mantido e que os clientes saibam sempre o que vão encontrar, não importa em que loja estejam consumindo. O conceito tem que ser bom para se tornar uma franquia, e os sistemas operacionais precisam ser aprofundados e replicáveis. Em outras palavras, deve ser um conceito especial, que possa ser facilmente “vendido” no mercado, ter um retorno razoavelmente previsível sobre o investimento, e ser replicável em diferentes mercados por meio de sistemas, procedimentos e treinamento. O ideal é procurar empresas especializadas, que podem fazer estudos e verificar a viabilidade da criação de uma franquia com sua marca.

Aquisições – Esta é uma das maneiras mais comuns para empresas da área de restauração se expandirem. Você, sua empresa e/ou novos sócios, encontram um restaurante existente, à venda, e compram o “fundo de negócio” ou os ativos. O “alvo” ideal são os restaurantes bem sucedidos e que estão à venda porque os proprietários querem sair do ramo, ou ainda um restaurante que tem boa localização e/ou mercado potencial, mas não consegue crescer devido à má gestão. Neste último caso, isso pode ser um excelente negócio se os atuais proprietários quiserem se livrar de dívidas.

Conversões – Em face das constantes mudanças de mercado, ou de má gestão, existem restaurantes que precisam fechar definitivamente. Isto apresenta oportunidades para conseguir “pontos” com boa localização, aluguéis mais baixos e que não exigem grandes investimentos em infraestrutura como hidráulica, elétrica e instalações básicas. O local já tem uma autorização de funcionamento e a renovação das licenças será bem mais fácil. Ainda mais: existe a possibilidade de adquirir também os equipamentos, o que pode representar uma economia palpável em dinheiro e tempo.

Enfim, estas são as maneiras mais usuais no mercado brasileiro. Existem empresas de corretagem especializadas no setor e que podem ajudar na busca de boas oportunidades de negócio. Entre em contato com a ABRASEL do seu estado e peça orientação neste sentido. Ou, faça suas buscas no Google. Fiz um teste e apareceram algumas empresas especializadas.

Fonte: Blog do Banas

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