terça-feira, 10 de junho de 2014

O que o cliente nota assim que entra no seu restaurante



Você pode imaginar que tudo em seu bar/restaurante está perfeito: a comida, a equipe, e a decoração, mas você já tentou olhar para tudo isso através dos olhos dos seus clientes?

Assim que passam pela porta, têm uma primeira impressão de seu restaurante, e se ela não for boa, muito provavelmente, não voltarão. Mas, se você pensar como eles, vai identificar as áreas com problema e terá a oportunidade de corrigi-las imediatamente.

A partir da minha percepção, preparei uma relação de pontos a que você deve ficar atento:

O/a recepcionista – Seu/sua recepcionista é, provavelmente, a primeira pessoa com quem seus clientes irão ter contato quando entrarem no restaurante. Se ele/ela for simpático/a, atencioso/a e prestativo/a, poderá ajudá-lo a criar uma grande primeira impressão. No entanto, se a atitude for arrogante, grosseira ou mostrar desatenção, os clientes poderão ir embora no mesmo momento, sem lhe dar uma segunda chance.

A área de espera - Você tem espaço suficiente para que os clientes fiquem acomodados confortavelmente à espera de suas mesas? Ou um bar e/ou serviço de garçom que sirva drinques e aperitivos? Uma tela com vídeo-clips ou outra coisa para mantê-los entretidos? Lembre-se que a espera, às vezes, pode ser longa.

A decoração - Esta é a primeira chance que seus clientes têm para entrar em contato com o conceito do seu restaurante. E, se a decoração não se encaixa com a “ideia” da casa, é bom pensar em mudar, para que eles não sejam confundidos assim entrarem. A decoração deve ser parte do conceito do seu restaurante, não “brigar” contra ele.

Os banheiros – Imagine que os clientes utilizam seu banheiro, enquanto estão esperando por uma mesa. Por certo, você não quer que eles desistam e deixem o restaurante. Como dizia meu pai: “Quando entrar num restaurante vá direto ao banheiro e verifique a limpeza. Ela será igual à limpeza da cozinha.” Acho que não preciso falar mais nada!

Os cheiros - Idealmente todo o restaurante deveria ser preenchido com os deliciosos aromas de sua comida. Mas isso pode não ser verdade, se os odores que forem de gordura ou alimentos queimados.
A iluminação – O ambiente é muito escuro ou iluminado demais? Ou, ainda pior, existem lâmpadas queimadas? A iluminação pode fazer uma grande diferença na impressão que o restaurante passa para os clientes.

Copos, louças e talheres - Antes mesmo que seus clientes façam o pedido, provavelmente já terão contato com copos, talheres e louças. Assim, se houver uma pequena marca de dedo num copo, uma pequena crosta num garfo, ou manchas numa louça, com certeza eles não se sentirão à vontade para escolher os pratos e ficarão imaginando o nível de cuidado que você tem com o resto do restaurante.

Sinalização - Se você tem placas de sinalização, em qualquer lugar onde os clientes vão passar, certifique-se de que sejam feitas de maneira profissional. Uma placa escrita à mão, não é exatamente algo que fará o cliente se sentir confiante sobre o nível de cuidado que você coloca em sua casa. E, isto não quer dizer que o artesanato não seja bem vindo. É só uma questão de profissionalismo.

A limpeza - O chão está sujo? As vidraças/janelas opacas pelo pó e a gordura? As mesas com restos de comida? Tenha certeza de que os clientes vão ver, anotar e se questionar se vale a pena ficar no seu restaurante.

O barulho - O nível de ruído é apropriado para o tipo de restaurante que você administra? É lógico, que os clientes esperam que um bar de esportes seja mais ruidoso do que um bistrô francês, mas mesmo assim, há que se tomar cuidado. O som ambiente faz parte de um bom restaurante: desde que escolhido de acordo com o conceito da casa. Por outro lado, uma boa isolação acústica evita que o tom de voz dos clientes aumente de volume para que eles sejam ouvidos pelos companheiros de mesa.
Para mim, estes itens transmitem a primeira impressão de qualquer bar ou restaurante. Faça com que seus clientes tenham a melhor impressão, assim que passarem pela porta da frente.

Sucesso!!!

Com informações do Blog do Banas

Nenhum comentário:

Postar um comentário