quarta-feira, 18 de junho de 2014

O que as padarias ganham com a Copa do Mundo


Há muitos anos elas deixaram de ser apenas o “comércio de pãezinhos”. Seguindo tendências e buscando diferenciais para se manterem no mercado, as padarias se tornaram verdadeiros centros gastronômicos e hoje oferecem serviços completos em foodservice.
De acordo com um estudo do Instituto Tecnológico (ITPC), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o setor de panificação cresceu 8,7% em 2013, o que representa um faturamento de mais de R$ 76 bilhões.
Apesar do saldo positivo, comparado aos índices dos últimos anos, em 2013 o setor sofreu uma desaceleração. A análise do instituto aponta que a causa do declínio foi, principalmente, a alta de custos fixos e variáveis das empresas, que consequentemente, refletiu em reajustes para o consumidor final.
Para retomar o desempenho que o mercado tinha desde 2007 – na qual os indicadores eram sempre acima de 10% – o setor deve se preparar para a Copa, investindo ainda mais em equipamentos, pessoas e tecnologia. As padarias gourmets devem ganhar muito com o evento, pois cada vez mais se igualam a bares e restaurantes quando o assunto é refeição e atendimento de qualidade.
A dificuldade de locomoção por conta do trânsito nas cidades-sedes certamente será um dos fatores que induzirão os turistas a optarem pelas padarias. Além de comodidade, atualmente elas oferecem serviços como Wi-fi, self-service e happy hours, buscando atender ao máximo o perfil do público.
O ano é atípico, a queda no faturamento do setor de panificação e confeitaria também. O que cabe a nós, profissionais e empresários da área, é contribuir e torcer para que as padarias subam degraus com a Copa de 2014.
*Izaías Berni é diretor comercial da Cozil, indústria que há 29 anos cria e desenvolve equipamentos para cozinhas profissionais.
Com informações do site Mercado Gastronomico

Nenhum comentário:

Postar um comentário