quinta-feira, 4 de julho de 2013

Restaurantes exploram cada vez mais as ferramentas sociais na internet


As redes sociais na internet vêm evoluindo de forma espantosa e se consolidando cada vez mais como um importante meio de relacionamento entre pessoas e empresas. O boca-a-boca sempre foi e sempre será um dos meios mais eficazes de se construir uma boa clientela e as redes sociais colaboram e muito para que este boca-a-boca virtual se propague de forma galopante.

Uma das principais ferramentas disponíveis para este relacionamento com o cliente é o Facebook. Uma rede social que forma uma rede de contatos entre amigos, clientes e parceiros. Mas de que forma podemos utilizar o facebook a favor do nosso negócio?

O primeiro passo é criar uma página do seu restaurante no facebook. Mas engana-se que uma página do seu negócio no facebook seja a mesma coisa que uma página institucional do seu negócio na internet. Uma das principais características do facebook é a interação. É preciso estar sempre atualizando sua página com promoções, informações úteis, divulgação de eventos, pratos e etc. As pessoas que se interessam pelo seu conteúdo ou que conhecem o seu negócio irão “curtir” a sua página e a partir daí todas as vezes que você publicar algo no facebook estas pessoas verão a sua publicação, podendo compartilhá-la com outros amigos.

É importante lembrar que a interação existe por parte do cliente também, que pode comentar seu post. É por isto que deve-se acompanhar constantemente as interações dos clientes com o seu negócio, pois eles podem elogiar o seu restaurante e divulgar isto para mais 400 amigos que eles possuem e destes 400 amigos mais 5 compartilharem a mesma informação para mais 2000 amigos e assim sucessivamente. A rede social também pode ser cruel com os amadores. Um restaurante com péssimos serviços, atendimento, comida também pode atingir o mesmo número de pessoas numa rede social só que de forma negativa, com apenas uma reclamação de um cliente.

Mas isto não é motivo para se assustar. Em regra geral os restaurantes que mantém um bom relacionamento com seus clientes, respondendo até mesmo às suas reclamações na rede tendem a ter boa credibilidade dentre seu seguidores.

Com informações do GR Gestão de Restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário