terça-feira, 23 de julho de 2013

Especialista dá dicas para empresas realizarem pesquisas bem-sucedidas


Para empresários que querem começar um negócio, lançar um produto ou que querem otimizar o relacionamento com os clientes, é fundamental a realização de uma pesquisa. 

A pesquisa é importante para que se conheça a opinião das pessoas em relação a um determinado tema ou objeto de estudo e se defina quais serão as próximas ações a serem tomadas pelas empresas.

Graças ao avanço da internet e da tecnologia, que democratizaram o uso da pesquisa, hoje é bem mais fácil e prático reunir informações sobre o perfil de determinado público. Algumas plataformas online possibilitam a criação de um questionário para conhecer a opinião das pessoas em poucos cliques, mas é importante ter em mente que para obter informações certeiras, é necessário a elaboração de um questionário efetivo.

Para garantir o sucesso na pesquisa, Rodolfo Ohl, Diretor de Operações da SurveyMonkey, maior empresa de pesquisa online do mundo, dá as dicas:

1.Defina o tamanho que o questionário deve ter: o menor possível, para reduzir desistências e prevenir falta de atenção. Menos de 30 questões é o ideal. Certifique-se de ter um número necessário de questões para que você tenha informações suficientes sobre o que está pesquisando.

2.Divida bem o questionário: as quebras das páginas do questionário devem ser usadas em perguntas com ideias agrupadas. Assim como um livro é dividido em capítulos, você deve fazer o mesmo com suas pesquisas.

3.Avalie quantas questões devem ter em cada página: cada página deve reduzir o número de rolagens que o respondente tem que fazer. Manter uma página com menos de 15 questões é o ideal, mas tome cuidado para ela não ficar muito curta também.

4.Não utilize barras de progresso: esse tipo de barra costuma ser ruim. Elas fazem a pesquisa parecer maior e também criam distração.

5.Não enumere páginas ou perguntas: essa pode ser outra distração, assim como as barras de progresso, pois enfatizam a duração da pesquisa.

6.Tome cuidado com o uso de título nas páginas: títulos podem ser ótimos para explicar aos entrevistados o motivo das questões ou do agrupamento daquelas perguntas na mesma página. No entanto, eles podem viciar as respostas.A melhor solução é um título que ajude a entender o contexto, mas sem influenciar os participantes.

7.Avalie o uso de descrição nas páginas: utilize-a se for ajudar. Descrições podem ser usadas para instruções, mostrar um tema que importa ou contextualizar os pesquisados. Se a descrição for muito longa, pode acabar distraindo e, às vezes, irritando, causando o aumento de desistências.

8.Cuidado com o uso de logomarca no questionário: logomarcas causam uma sensação de credibilidade e isso fica na mente de quem está respondendo, mas também pode causar um potencial vício nas respostas.Tenha em mente que as marcas podem interferir na sua pesquisa.

Com informações do site Administradores.

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