quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dicas de Segurança Alimentar para Cozinha Industrial


Os consumidores estão se tornando cada vez mais preocupados com o local de onde vem sua comida, como ela é preparada e se é ou não realmente seguro para comer. Problemas de intoxicação alimentar podem ser minimizados com tarefas simples e habituais sobre segurança alimentar.

1- Certifique-se de que todos os funcionários e gerentes são devidamente treinados.
Gerentes de turno, gerentes gerais e funcionários devem ter treinamento adequado de segurança alimentar. Funcionários mal treinados e sem conhecimentos básicos sobre segurança alimentar podem causar prejuízos para os restaurantes, tanto pela intoxicação do cliente quanto pela autuação do fiscal da vigilância sanitária ao constatar a inaplicabilidade de práticas seguras de manipulação de alimentos.Há várias opções de cursos disponíveis para ter a equipe treinada em segurança alimentar.

2- Lave as mãos.
Um dos principais culpados de doenças transmitidas por alimentos é o contato pessoa-a-pessoa, resultante de mãos sujas de funcionários. Funcionários de restaurante devem lavar regularmente e cuidadosamente as mãos, a fim de proteger os clientes e o restaurante de um surto de intoxicação alimentar.

3- Lave todos os produtos.
Os produtos frescos nem sempre são cozidos antes de servir, então a lavagem à mão é a única maneira de remover todas as bactérias que podem estar na superfície.

4- Armazenar adequadamente os alimentos refrigerados.
Refrigeradores devem manter uma temperatura igual ou inferior a 4 ° C, para minimizar o crescimento bacteriano. Além disso, alimentos refrigerados só podem ser armazenados por um determinado período de tempo antes que eles comecem a estragar.

5- Cozinhe os alimentos a temperaturas adequadas.
Para matar todas as bactérias presentes, os alimentos devem ser cozidos a uma temperatura interna mínima e manter esta temperatura durante pelo menos 30 segundos.

6- Limpar e desinfetar todas as superfícies de contato com alimentos.
Bancadas, tábuas de corte, utensílios, panelas e frigideiras, mãos dos funcionários são todas as superfícies de contato com alimentos que devem ser limpos e desinfectados antes e depois da utilização.

7- Realizar autoinspeções.
Inspecionar seu estabelecimento uma ou duas vezes por mês vai ajudá-lo a identificar os potenciais problemas de segurança alimentar. Você pode baixar um formulário de autoinspeção de saúde ou pedir ao fiscal de saúde alguns destes formulários, para que você saiba exatamente que áreas representam o maior risco.

8- Conheça os códigos de saúde locais.
Secretarias de saúde estaduais e municipais são os executores diretos dos regulamentos de saúde local, estadual e federal. Ao abrir ou operar uma cozinha comercial, é importante conhecer os códigos de saúde locais para evitar multas e prevenir surtos de doenças transmitidas por alimentos.

9- Verifique regularmente temperaturas.
Alimentos mesmo em refrigeração comercial ou aquecimento e equipamentos devem ser verificados a cada duas horas para assegurar que o mesmo não está na zona de perigo da comida. É suficiente verificar apenas o termômetro em equipamentos refrigerados para assegurar que eles estão dentro de níveis seguros. Mas para alimentos preparados, como sopas e itens de buffet, é necessário verificar a temperatura interna do alimento para garantir que ele está na temperatura ideal.

10- Verifique todas as remessas de alimentos recebidas.
Os alimentos podem ser contaminados em qualquer lugar ao longo da cadeia de produção, por isso, é importante que os estoquistas ou responsáveis pelo recebimento de alimentos possam saber quando aceitar ou rejeitar a carne fresca, aves e frutos do mar.

Com informações do site Gestão de Restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário