sexta-feira, 22 de março de 2013

Veja 5 dicas para fazer uma gestão melhor na sua empresa


As empresas de hoje, em especial as pequenas, exigem muito de seus administradores, e se eles não forem bons líderes, o empreendimento pode ir por água abaixo. Mas o problema é que esse líder pode acabar sobrecarregado, pois todo o trabalho acaba ficando centralizado todo em cima dele. Tomar decisões, executar tarefas desnecessárias, atendimento a todos, e ainda planejar. Tudo isso toma um tempo importante do empreendedor. Pensando nisso, a Exame listou 5 dicas que vão ajudá-lo. 

1 – Delegue o operacional 

Delegue alguém para cuidar de tarefas operacionais como atender telefonemas, checar estoques, pagar pequenas contas e verificar os pedidos de clientes, entre outras, essa atitude lhe poupa um tempo precioso para usá-lo em tarefas mais importantes. 

2 – Treine pessoalmente seus colaboradores 

Grande parte de chefes bem sucedidos tendem a ter um talento especial para pequenas tarefas como atender clientes, calcular custos, etc. Procure passar esse talento adiante para os funcionários. 

3 - Tolere pequenos erros 

Por mais que você ensine, no início haverá pequenos erros que deverão servir como oportunidades para melhorias. 4 – Estimule iniciativas Estimule seus colaboradores, quando você começar a delegar tarefas e descentralizar algumas decisões, a confiança de sua equipe pode aumentar, isso fará com que elas fiquem mais criativas e proativas, reconheça o esforço e o trabalho delas. 

5 - Dê um tempo 

Participar de treinamentos em outras cidades, visitar clientes, conhecer in loco as melhores práticas da concorrência ou procurar novas oportunidades de negócio, dará um tempo precioso para que seus colaboradores façam a gestão sem sua presença. Se você praticar estas sugestões por pelo menos seis meses, observará que a produtividade aumentará, assim como a confiança na capacidade de seus colaboradores em realizar algumas tarefas tão bem, ou até melhor que você. 

  Com informações da Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário