quarta-feira, 27 de março de 2013

Mercado da alimentação lidera as franquias



A Rizzo Franchise, consultoria que realiza pesquisas, sobre as franquias na América Latina, fez uma pesquisa mostrando que no ano de 2012 foram criadas 162 novas marcas em todo o mercado brasileiro, grande parte delas são bares ou restaurantes. Marcus Rizzo, especialista que realizou o estudo diz que no ano passado o ramo da alimentação monopolizou o mercado das franquias, ficando à frente negócios nas áreas de saúde e beleza e vestuário. “Uma coisa interessante é a vitalidade desse mercado, independentemente de crises ele se mantém com taxas de crescimento e de desejo por franquias muito grande”, aponta.

Para Rizzo, o segmento de alimentação ainda tem muito campo para crescer. “Quando ocorre um crescimento na capacidade de consumo da população, o primeiro grande consumo dela é com alimentação, o segundo são educação e treinamento, seguido de vestuário”, avalia.

Um dos sócios da franqueadora Nossa Empada, Renato Lino, conta que conheceu o Franchise quando trabalhava com marcenaria. “Ajudei muita gente a transformar projetos de loja de franquia em realidade. Foi assim que conheci e me interessei por esse formato de negócio”, conta.

Em Belo Horizonte, a demanda por alimentação no varejo chamou a atenção do empresário Aluizer Lopes. “Eu trabalhava numa indústria de alimentos para venda no atacado e percebi que existia boa oportunidade para realizar as vendas no varejo.” Surgia assim, em 2010, a primeira loja Império das Tortas. “O interesse do público foi grande e fomos abrindo novos pontos em universidades, rodoviárias e aeroportos. O passo seguinte foi transformar a marca em franqueadora. No decorrer de 2012 foram instaladas sete unidades franqueadas. No momento, temos oito pontos em processo de implantação” - comenta o empreendedor.
A partir deste ano, Lopes afirma que a empresa passará a comercializar kit com mini salgados congelados. “Com o kit festa vamos complementar o mix de produtos para festas, porque já vendemos bolos confeitados e tortas, tudo congelado.”

Com informações do site cozinhaprofissional.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário